PMPA recebe comitiva da Polícia Militar do Piauí para intercâmbio de boas práticas administrativas
A Polícia Militar do Pará recebeu, nesta segunda-feira (14), uma comitiva da Polícia Militar do Piauí (PMPI) em uma agenda de intercâmbio institucional. O objetivo da visita é conhecer e absorver boas práticas administrativas adotadas pela PMPA, especialmente na área de planejamento estratégico, captação de recursos e celebração de convênios.
Durante a visita, o coronel Ronald Moura, diretor de planejamento da PM do Piauí, destacou que a comitiva veio ao Pará a partir de uma tratativa entre o comandante-geral da PMPI, coronel Scheiwann Lopes, e o comandante-geral da PMPA, coronel Dilson Júnior para acompanhar as boas práticas da administração paraense.
“O Pará é uma referência nacional na gestão de emendas parlamentares e na articulação com esferas estaduais e federais para garantir investimentos estruturantes na segurança pública”, destacou o coronel Ronald Moura, que citou o portfólio estruturado, no qual, por exemplo, os parlamentares podem destinar recursos diretamente para demandas específicas da corporação. “É uma prática eficiente, moderna e que queremos implementar também no nosso estado”, afirmou o coronel Ronald.
"Recebemos com grande satisfação a comitiva da Polícia Militar do Piauí, que veio ao nosso estado em busca de boas práticas e modelos de gestão. Essa troca de experiências fortalece a integração entre as instituições de segurança pública. Ficamos honrados em sermos referência no campo da captação de recursos e gestão de convênios, uma área que exige planejamento estratégico, articulação institucional e, principalmente, foco nas reais necessidades da corporação e da população que atendemos”, destacou o Coronel Dilson.
Próximos passamos - Nos próximos dias 15 e 16, deste mês de julho, a comitiva, formada pelo coronel Ronald, Diretor de Planejamento, Samuel Chefe da Divisão de Convênios e Captação de Recursos e o Major Marcos Chefe da Divisão de Gestão de Fundos e Planejamento Orçamentário Irão conhecer as seguintes etapas de gestão da PMPA:
- Gerenciamento do portfólio de programas e projetos;
- Metodologias, padrões e indicadores para o planejamento, a execução, o controle e a avaliação dos projetos em desenvolvimento na instituição;
- Gestão de conhecimento em gerenciamento de projetos, nos termos do Plano estratégico da PMPA;
- Assessoramento dos patrocinadores de programas e gerentes de projetos em todas as fases do ciclo de vida do projeto.