Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INFRAESTRUTURA
English Version

Pará firma acordo com setor hoteleiro para garantir leitos até 300 dólares para delegações

Oferta é a primeira etapa de negociações conduzidas pelo governo do Estado para oferecer hospedagem a custos acessíveis no grande evento climático

Por Arthur Sobral (SECOM)
14/07/2025 18h58

O Governo do Pará formalizou, nesta segunda-feira (14), um Acordo de Cooperação Técnica com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira – Seção Pará (ABIH/PA) para garantir quartos a custos acessíveis na rede hoteleira para delegações de 196 países e demais participantes da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), que ocorrerá em Belém, em novembro de 2025. A iniciativa integra o pacote de ações do Estado para receber o maior evento climático do planeta, fortalecendo a infraestrutura turística e fomentando o setor de serviços.

“É um momento de construção e união. Estamos firmando este Termo de Cooperação para garantir quartos aos negociadores da COP, com preços acessíveis nos hotéis”, afirmou a vice-governadora Hana Ghassan, que conduziu a assinatura. Pelo acordo, parte dos leitos reservados aos participantes ficará na faixa de US$ 100 a US$ 300 por noite, entre 8 e 22 de novembro. As negociações continuam em andamento com a iniciativa privada para ampliar a disponibilidade de leitos a custos acessíveis.

Esforço do Estado - Desde a escolha de Belém para sediar a conferência, o Governo do Pará vem estruturando uma rede diversificada de hospedagem, capaz de atender os 50 mil participantes esperados. O plano engloba a modernização, ampliação e construção de hotéis na Grande Belém, a futura Vila COP 30, locação de imóveis por temporada e transformação de escolas em hostels, além de navios contratados pelo Governo Federal, que ficarão atracados no Porto de Outeiro. Esse leque de opções busca distribuir a demanda de forma equilibrada e estimular a economia do turismo.

Para o secretário de Estado de Turismo, Eduardo Costa, o entendimento com o setor hoteleiro consolida mais um pilar da operação de acolhimento. “Temos que comemorar. Viabilizamos quartos a preços melhores para delegados e negociadores de mais de 196 países. Essa será, com certeza, a melhor COP de todos os tempos”, ressaltou.

A iniciativa também foi celebrada pela Associação Brasileira da Indústria Hoteleira. “Continuaremos ampliando essa oferta, certos de que a COP será um divisor de águas para Belém e para todo o Pará”, afirmou o presidente da ABIH/PA, Antônio Santiago.

Expectativa - Entre os municípios que se juntaram ao esforço do governo do Estado, Castanhal — a pouco mais de 70 quilômetros da capital — disponibilizou 40% de sua capacidade hoteleira para a conferência. “Estamos de braços abertos e ansiosos. O mundo vai conhecer nossos balneários, restaurantes e hospitalidade”, disse Renato Roldem, proprietário do Hotel Ideal.

Encerrando a cerimônia, Hana Ghassan destacou a confiança na preparação do Estado para sediar a conferência internacional: “Mais uma etapa vencida, entre tantas que já superamos. Caminhamos para fazer a melhor COP de todos os tempos, com certeza”, enfatizou a vice-governadora e presidente do Comitê Estadual do evento.