Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
SEGURANÇA PÚBLICA
English Version

Novo sistema do CIOp agiliza localização de vítimas de acidente de trânsito em Belém

Na madrugada desta terça-feira, 15, a chamada de urgência foi identificada por meio do localizador do aparelho celular da vítima e ajudou no socorro

Por Walena Lopes (SEGUP)
15/07/2025 12h53

O Centro Integrado de Operações (CIOp) vinculado à Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) realizou, na madrugada desta terça-feira, 15, o primeiro atendimento por meio de informações captadas por mensagem automática do dispositivo, e localizada via GPS e Wi-fi do aparelho celular. O serviço contribuiu para o atendimento mais rápido às vítima de um acidente de trânsito, na avenida Augusto Montenegro em Belém.

As equipes policiais foram deslocadas até o local do acidente através da Central de Atendimento e Despacho (CAD) que já atua com a nova versão “3.0” do Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp). A ferramenta permite a localização da chamada através de dados de latitude e longitude da chamada realizada. 

O Pará foi o segundo Estado do Brasil a implementar a nova ferramenta do Ministério da Justiça, o que possibilita ao atendente do Ciop, identificar a chamada por meio do geolocalizador do próprio aparelho celular que efetuou a ligação.

O secretário de Segurança Pública do Pará, Ualame Machado, destaca o uso do novo sistema do CIOp na assistência às ocorrências. “Essa nova ferramenta possibilita que os nossos atendentes possam identificar uma chamada de emergência, ainda que a vítima não consiga se comunicar direito, como foi no atendimento realizado nesta madrugada. A perspicácia do atendente na escuta, somado ao conhecimento da nova ferramenta, possibilitou que por meio de uma chamada automática do aparelho celular da vítima, mesmo ela não tendo condições de se comunicar, foi possível identificar o local do acidente por meio do GPS do celular e assim acionar o batalhão mais próximo do local do acidente e despachar uma viatura para prestar o atendimento necessário”, explicou o titular da Segup. 

Rapidez na localização e atendimento 

Durante o 1º turno de trabalho na Central de Atendimento e Despacho (CAD) do Ciop, o atendente identificou uma chamada automática de urgência e emergência emitida pelo dispositivo do celular da vítima. Na ligação o servidor, mantendo a escuta ativa, percebeu gritos e pedidos de socorro. Na mensagem enviada pelo dispositivo do aparelho celular foi possível detectar que se tratava de um acidente de trânsito.

Atento ao chamado, o servidor identificou através da ligação, o GPS do aparelho, com os dados de latitude e longitude do local, utilizando as informações para localizar o endereço, mapeando assim a região e acionando o despacho para o Batalhão de Polícia Militar mais próximo do acidente.

As equipes policiais foram até o local registrado na ocorrência e prestaram os primeiros atendimentos. O veículo havia colidido com a mureta do BRT. Não houve vítimas. As equipes acionaram ainda os órgãos competentes para a sinalização do local, por medida de segurança. 

O diretor do Ciop, Ten. Coronel Felipe Aires, destacou o atendimento eficaz, que possibilitou o socorro às vítimas, apenas com a localização do aparelho e a leitura das informações enviadas pelo dispositivo do celular.

“Com esse atendimento podemos afirmar que essa nova atualização do Sinesp-Cad, nos possibilita maior agilidade nos atendimentos de urgência e emergência, destacando sobretudo, a preparação dos nossos atendentes, treinados para reconhecer as mensagens e investigar as ligações, pois agora é possível ter a exata localização da ligação o que nos dar maior agilidade para o despacho das viaturas, assim como, nos auxilia a identificar também quando a chamada é um trote. Nesse caso, todos os dados emitidos pelo aparelho celular da vítima foram registrados e identificados e assim conseguimos prestar o apoio necessário, mostrando a agilidade e preparo das nossas equipes que atuam 24h no Ciop”, falou o diretor.