Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BACIA DO TUCUNDUBA
English Version

Em Belém, macrodrenagem avança com entrega na quarta-feira (16) dos canais da Vileta e Leal Martins

Obras melhoram a qualidade de vida de mais de 300 mil pessoas, e fazem parte do legado para Belém da COP 30

Por Gustavo Pêna (SEOP)
15/07/2025 14h24

O Governo do Pará entrega, na tarde desta quarta-feira (16), as obras dos canais da Vileta e Leal Martins, no bairro do Marco, consolidando mais um avanço no maior programa de macrodrenagem da história de Belém. As intervenções, que beneficiam mais de 300 mil pessoas que vivem na área de abrangência da Bacia do Tucunduba, integram os legados da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30), que ocorrerá na capital paraense em novembro de 2025.

Canais retificados urbanizam a cidade e beneficiam a população

“As obras dos canais da Vileta e Leal Martins representam mais um momento importante para a população de Belém. É um trabalho que enfrenta a questão dos alagamentos e melhora a qualidade de vida, garantindo mais dignidade às pessoas, com a chegada do asfalto, que traz mobilidade e facilita o acesso dos serviços públicos aos moradores”, destaca o secretário de Estado de Obras Públicas, Ruy Cabral.

Na Travessa da Vileta, as intervenções incluíram a retificação de mais de 400 metros do canal, implantação de novas redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial. Também foram construídas uma ponte e quatro passarelas, além da pavimentação de vias e aterramento de quintais.

Passarela construída nas áreas dos canais

Expectativa - Moradora da área contemplada, a autônoma Ana Maria Silva lembra as dificuldades da população antes das obras, e anseia pelo crescimento de seu estabelecimento comercial com a urbanização. “Aqui, a beira do canal era toda quebrada e a rua muito feia. Não passava carro, ambulância, viatura policial, nada. Agora, já estão passando. Nas minhas vendas, vai ter churrasco, açaí, frango assado, tudo eu quero colocar. Agora, as coisas vão melhorar”, conta Ana Maria.

Já no Canal da Leal Martins foram reconstruídos 143 metros de leito, com asfaltamento das ruas adjacentes, implantação de redes de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem pluvial, todas estendidas às vias do entorno, além de urbanização viária e aterramento de quintais. Foram construídas, ainda, uma ponte e uma passarela.

As obras nos canais da Vileta e Leal Martins fazem parte do conjunto de intervenções no bairro do Marco, que inclui ainda os canais União, com obras em andamento, e Timbó, entregue pelo estado em janeiro deste ano. Os investimentos são do Governo do Pará, em parceria com o Governo Federal, por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Obra histórica - Desde 2019, o Governo do Pará já investiu na requalificação de 17 canais na capital, dos quais 13 são considerados legados da COP 30. Entre as obras já entregues estão os canais do Igarapé Tucunduba, Rua dos Mundurucus, Travessa Timbó, Avenida Cipriano Santos e a primeira etapa do Canal da Avenida Gentil Bittencourt.

As ações fazem parte do maior programa de macrodrenagem da história de Belém, com intervenções também nas bacias do Murutucu, Tamandaré e Una, beneficiando mais de 500 mil pessoas com infraestrutura urbana e prevenção de alagamentos, essenciais para a qualidade de vida da população.