Usina da Paz na Terra Firme é a primeira a receber totem de atendimento à mulher
O governo do Estado, reforçando o compromisso com a segurança do público feminino, entregou mais um totem de autoatendimento à mulher, o primeiro dentro de uma UsiPaz
O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup) entregou nesta quarta-feira (16) um totem totalmente dedicado ao atendimento à mulher, na Usina da Paz do bairro da Terra Firme, em Belém. O equipamento oferece autoatendimento a mulheres vítimas de violência doméstica.

“O governo do Estado instalou o totem, exclusivamente de atendimento à mulher, aqui na Usina da Terra Firme, a primeira UsiPaz a receber o equipamento, que vai ajudar as mulheres a realizarem denúncias de violência e registrar suas ocorrências, possibilitando a elas quebrar o ciclo de violência e abusos que possam estar passando, se comunicando com a Polícia”, ressaltou a vice-governadora Hana Ghassan, no ato de entrega.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, destacou o pioneirismo do Pará em atender às demandas de mulheres vítimas de violência doméstica, agilizando, por meio da tecnologia, os registros dessas ocorrências.

Pioneirismo - “O Pará já é pioneiro nessa modalidade de atendimento virtual à mulher, que oferece, desde o registro da ocorrência ao pedido de medida protetiva, tudo definido de forma virtual. Nós já entregamos o primeiro totem de atendimento à mulher no Hospital da Mulher, quando inaugurado, e agora entregamos o primeiro totem em uma Usina da Paz. Temos a previsão ainda de entregar os demais totens até o final deste ano. No total, 15 equipamentos destes serão instalados, podendo ampliar para mais, especialmente em locais onde exista uma maior demanda, em que há necessidade de a gente estar mais próximo das mulheres, oferecendo mais proteção”, ressaltou Ualame Machado.
Esse é o primeiro totem instalado dentro de uma UsiPaz - complexo de serviços de cidadania e segurança criado e mantido pelo Governo do Pará -, que disponibiliza autoatendimento a mulheres em situação de violência, por meio do acesso à Delegacia Virtual de Atendimento à Mulher, para o registro de ocorrências, e da Central de Atendimento, na qual a vítima recebe orientações quanto à solicitação de medidas protetivas, locais de atendimento e encaminhamento às Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher (Deam).
Para a assistente social da UsiPaz da Terra Firme, Patrícia Cardoso, o equipamento se soma às políticas públicas que a Usina presta à comunidade. “O totem, para nós, é algo novo, e vai facilitar bastante o atendimento. Primeiro, essa mulher precisa receber acolhimento e as orientações de todo o direito que ela tem, e a segurança que vai receber. Portanto, isso já facilita muito, principalmente as que moram na Terra Firme, pois muitas vezes tinham ainda certo receio de procurar outro espaço. Isso vai melhorar esse atendimento. Vai fazer com que essa mulher que está vivendo a violência tenha melhor acesso, e se sinta mais segura nesse tipo de atendimento. Como assistente social, esse é um grande empreendimento, e faz engrandecer ainda mais as políticas públicas desenvolvidas para essa mulher”, informou a assistente social.

Prevenção e proteção - Hoje, o Pará conta com um totem de atendimento à mulher instalado no Hospital da Mulher. Quinze totens estão previstos para pontos estratégicos, como Usinas da Paz, facilitando o acesso e atendimento às mulheres vítimas de violência doméstica. O valor total do investimento é de R$ 2 milhões.
A entrega do equipamento reforça o compromisso do governo do Estado no combate aos crimes cometidos contra mulheres, oferecendo mais um serviço que integra a rede de atendimento, proteção e prevenção direcionada às vítimas de violência.