Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS
English Version

Em Ananindeua, obras do viaduto da Mário Covas com Independência entram na reta final

Mais um investimento do Estado em mobilidade na Região Metropolitana, obra avança com serviços de terraplenagem, pavimentação e drenagem

Por Governo do Pará (SECOM)
18/07/2025 08h30

Mais de 80% das obras de construção do viaduto na confluência das avenidas Mário Covas e Independência, em Ananindeua, município da Região Metropolitana de Belém, já foram concluídos. O equipamento, que integra os investimentos estruturantes impulsionados pela COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), será essencial para agilizar a mobilidade urbana com segurança para a população. Este é o quinto viaduto construído pelo Governo do Pará. Quando a obra for entregue beneficiará mais de 30 mil pessoas, que passam diariamente pelo local.

A empresária Juliana Pinheiro, que há sete anos trabalha com venda de comida regional às proximidades do cruzamento das duas avenidas, aguarda com ansiedade a conclusão da obra, que facilitará a locomoção e terá reflexos diretos para os comerciantes da área.
“Especialmente nos horários de pico, quem passava por aqui enfrentava muito engarrafamento. Muitos clientes procuravam rotas alternativas para não transitar na área, e com isso perdíamos vendas. Com a melhora do fluxo, certamente mais clientes passarão pela via e terão a oportunidade de conhecer nossos produtos”, ressalta Juliana.

Etapa final - Atualmente, estão em andamento os serviços de terraplenagem, pavimentação e drenagem, de acordo com a engenheira fiscal do Núcleo de Gerenciamento de Transporte Metropolitano (NGTM), Emanuele Gaia, responsável pela construção do viaduto. “Já estamos caminhando para a etapa final da obra, em relação à estrutura do tabuleiro, por exemplo, que é a parte do viaduto em si. Já começaremos, na próxima semana, a fase de sinalização, iluminação e pavimentação. Esse viaduto vem para promover mais mobilidade e fluidez, com a retirada de semáforos. Milhares de pessoas serão beneficiadas”, assegura a profissional. 
Com mão dupla, o viaduto terá 350 metros de extensão e 14 metros de largura. Veículos que estiverem na Avenida Independência poderão transitar por baixo da estrutura.

Qualidade de vida - O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Adler Silveira, ressalta a importância do viaduto. "Este novo equipamento vai garantir mais mobilidade no ir e vir, melhorando a qualidade de vida da população da Região Metropolitana de Belém. Dessa forma, as pessoas passarão menos tempo no trânsito e ganharão mais tempo no dia a dia", ressalta o titular da Seinfra.

Outros três viadutos foram construídos na Rodovia BR-316, dentro das obras para a COP 30: um no cruzamento com a Avenida Independência e outro no acesso à Rodovia PA-483 (Alça Viária), em Marituba, e no cruzamento das avenidas Mário Covas e Três Corações. O viaduto construído na BR-316, que garante acesso à Avenida Ananin, foi entregue em 2023, beneficiando milhares de usuários da via e moradores de Ananindeua e demais municípios da Região Metropolitana.

Expectativa - Gerente de uma loja na Avenida Independência, Toni Pinheiro transita diariamente pela via há três anos. “O trânsito era muito intenso, e era necessária alguma estratégia para desafogar. Já perdemos clientes pelo acesso complicado. Com a entrega da obra, a expectativa para a nova realidade é grande. O fluxo mais livre influenciará na nossa qualidade de vida. Sem trânsito, gastaria 10 minutos da minha casa para o trabalho. Mas, atualmente, é no mínimo 30 minutos. Esse tempo será reduzido e melhorará a vida de quem passa por aqui”, afirma o comerciante.

Desde o início da obra, em 2024, cerca de 180 trabalhadores já atuaram, direta e indiretamente, na construção do quinto viaduto. Um desses profissionais, o pedreiro Altair José, morador do bairro Tenoné, em Belém, garante que “a experiência está sendo muito boa. Acompanhamos de perto o trabalho de cada um dos funcionários, todos dando o melhor que podem para garantir toda a qualidade, para que a população transite no novo viaduto e na via com mais tranquilidade e rapidez”.