Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
TRANSPORTES
English Version

Governo do Estado já entregou 28 terminais hidroviários e novos trapiches no Pará

Aos equipamentos entregues desde o ano de 2019, somam-se agora mais sete terminais em obras nos municípios de Breves, Chaves, Mocajuba, Oeiras do Pará, entre outros

Por Giovanna Abreu (SECOM)
20/07/2025 08h00

As regiões do Marajó, Baixo Amazonas, Tocantins, Guamá e Tapajós já foram contempladas com a entrega de 28 terminais hidroviários desde 2019. O Governo do Estado, por meio da Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), investe na construção ou reconstrução desses equipamentos e garante melhor estrutura aos trabalhadores e frequentadores dos espaços, além de incentivar o turismo e qualificar o escoamento da produção econômica paraense.

"A navegação faz parte do dia a dia do nosso povo. No Pará, os rios são como estradas, por onde as pessoas circulam para trabalhar, estudar e cuidar da saúde. Cada terminal que entregamos leva mais dignidade, segurança e estrutura para quem depende da hidrovia. É assim que fortalecemos a economia e melhoramos a vida de quem vive nas regiões ribeirinhas. Nosso compromisso é para que o Estado continue avançando, destacou o presidente da CPH, Hilton Aguiar.

A primeira entrega realizada pelo Governo do Estado foi o Terminal Hidroviário de Terra Santa, no Baixo Amazonas, em 2019, primeiro ano da atual gestão estadual. Em 2020, mais três terminais foram entregues, nos municípios de Faro, Curuá e Prainha, também no Baixo Amazonas. Em 2021, foram contemplados os municípios de Almerim, Santana do Tapará (Santarém) e Óbidos com novos terminais.

No ano de 2022, o Governo alcançou a marca de 10 novos terminais hidroviários entregues, nos municípios de Monte Alegre, Santarém, Curralinho, Ponta de Pedras, Limoeiro do Ajuru, Santa Cruz do Arari, Cachoeira do Arari, Alenquer, Algodoal e Portel. Em 2023, cinco terminais foram entregues no Marajó, nos municípios de Muaná, Afuá, Bagre, Melgaço e Anajás. Em 2024, as mais recentes entregas foram nos municípios de Soure, Acará e Aveiro.

O marceneiro Adair Silva, 45 anos, que, atualmente, mora em São Paulo, viajou de Santarém para o município de Óbidos com o objetivo de visitar a família. A última vez que havia se deslocado até a cidade foi há 25 anos. “Chegar em Óbidos e ver a cidade foi uma grande surpresa positiva. Os terminais hidroviários são confortáveis, com estrutura digna para receber os visitantes e moradores”, destaca.

Mais sete terminais seguem em obras nos municípios de Breves, Chaves, Mocajuba, Oeiras do Pará, Senador José Porfírio, Salvaterra e Distrito de Icoaraci, em Belém. De acordo com a CPH, atualmente, são transportados cerca de 5 milhões de passageiros pela malha hidroviária do Estado, tendo em vista que dos 144 municípios paraenses, 115 possuem acesso fluvial, e mais da metade deles depende exclusivamente dessa via para impulsionar o desenvolvimento econômico e social.