Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DIA DO AMIGO

Programas sociais mantidos pelo Estado incentivam a construção de vínculos e consolidam amizades

Projeto Vida Ativa e atividades de esporte, lazer e capacitação nas Usinas da Paz promovem socialização, saúde, bem-estar e cidadania

Por Giovanna Abreu (SECOM)
20/07/2025 08h00

A diarista Coralice Furtado, a dona de casa Augusta Silva e a costureira Josina Melo construíram uma sólida amizade durante as atividades do Programa Vida Ativa na Terceira Idade, promovido pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel). Estratégia de promoção de saúde física e mental, o Programa também fortalece a socialização e formação de vínculos entre os participantes, com reflexos diretos na saúde e bem-estar. Neste domingo, 20 de julho, o trio tem muitos motivos para comemorar o Dia do Amigo.

“Além de mais qualidade de vida, fazer parte do ‘Vida Ativa’ me proporcionou a construção de amizades que vão além do Projeto. Ter essa interação é muito importante, especialmente, na terceira idade, onde muitos idosos ficam solitários, e se isolam. Aqui, o movimento é contrário. A Augusta é um exemplo de vitalidade, e a Cora conheci na infância. Eu que convidei ela pro projeto, e juntas formamos um trio muito legal”, conta Josina Melo, 69 anos.

Josina, Coralice e Augusta: amizade construída no 'Vida Ativa'

Frequentadora do "Vida Ativa" há 20 anos, Augusta Silva, 79 anos, celebra a iniciativa e os frutos colhidos ao longo de décadas de convivência. “Minha saúde é muito boa. Não preciso tomar nenhuma medicação, faço dança, hidroginástica e outras atividades junto com as minhas amigas. Esse projeto transforma vidas, e é muito bom viver isso ao lado de pessoas queridas”, diz Augusta. 

Atualmente, o Programa atende mais de 800 alunos em Belém e Ananindeua (na Região Metropolitana), a partir de 50 anos, com aulas gratuitas de ioga, hidroginástica, ginástica, dance e ginástica funcional, além de outras atividades que estimulam o bem-estar e a qualidade de vida. “Levar esporte, lazer e atividades recreativas aos nossos idosos é garantir saúde, inclusão e dignidade. É gratificante ver o quanto eles se sentem valorizados e participativos. Esse é o papel do esporte: transformar vidas em todas as fases”, ressalta Cássio Andrade, titular da Seel.

Na avaliação de Coralice Furtado, 60 anos, “o projeto é fundamental na vida de um idoso, para a saúde física e mental, principalmente através das atividades físicas e recreativas. Os idosos ficam felizes, sorriem mais, conhecem pessoas maravilhosas e têm experiências incríveis. As minhas amigas sempre têm bons conselhos. Uma incentiva a outra, e contagia com alegria”.

Histórias de vida – Neste Dia do Amigo, as Usinas da Paz estão entre os espaços mantidos pelo governo do Estado que proporcionam a construção e o fortalecimento de histórias de amizade. Moradoras do bairro do Guamá, Elane Alves e Suely Silva se conheceram quando participaram do curso de Modelagem e Costura na UsiPaz do bairro. A capacitação foi a semente da amizade que as une. 

“Cada curso que a gente faz na Usina, a gente vai aprimorando mais as nossas técnicas. Conheci a Suely durante a qualificação, e uma passou a incentivar a outra a buscar conhecimento, a fazer novos cursos. Eu sou muito grata a Deus por essa oportunidade e pela amizade construída”, diz Elane Alves.

Suely Silva (à esq.) e Elane Alves, na UsiPaz Guamá

Suely Silva complementa que frequentar a Usina significa, para os participantes, estar em sua segunda casa. “Sempre quando posso, venho para a UsiPaz encontrar minhas amigas. Quando eu e Elane nos conhecemos, não sabíamos costurar, e eu sempre dizia para ela não desistir. Hoje, nos tornamos grandes amigas e buscamos realizar todos os nossos sonhos”, reforça.

Valorização da cidadania - As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis do Estado, a partir da oferta de mais de 70 serviços e atendimentos gratuitos nas áreas da saúde, educação, assistência social, cultura, esporte e lazer. 

“Em todos os locais onde estão inseridas, as Usinas da Paz se tornam a segunda casa das pessoas. Locais que acolhem e transformam vidas, além de fortalecer os laços de amizade e o sentimento de pertencimento em comunidades de todo o Pará”, destaca Elieth Braga, titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), à qual as Usinas estão vinculadas.

Colaboração de André de Aragão - Ascom/Seac