Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PROTEÇÃO À VIDA
English Version

Polícia Militar realiza 'Rondas Ambientais Educativas' no Parque da Cidade

A iniciativa da corporação fortalece a conscientização ambiental em locais de grande fluxo de pessoas, como praças e parques

Por Edson Costa (PMPA)
20/07/2025 07h53

O Comando de Policiamento Ambiental (CPA), por meio do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), iniciou na tarde de sábado (19) o Projeto “Rondas Ambientais Educativas” no Parque da Cidade, em Belém. A iniciativa da Polícia Militar envolve policiamento ostensivo, por meio dos Pontos Básicos Estratégicos (PBEs) em locais de grande fluxo de pessoas, como praças e parques, agregando ações de educação ambiental.

Essa abordagem visa promover conscientização sobre a importância da proteção da fauna e do respeito aos animais silvestres, cultivando uma cultura de respeito e responsabilidade ambiental, despertando em crianças, jovens e seus familiares a compreensão de que preservar a natureza é proteger a própria vida.

Exposição de animais taxidermizados permite a interação do público com espécies da fauna

Fauna - A programação inclui exposição de animais taxidermizados (preservados), quando o público verá de perto espécies da fauna brasileira e aprenderá os cuidados necessários ao observar animais silvestres, além de entender como a destruição de habitats e a negligência com o meio ambiente podem impactar a vida desses animais. Essa interação busca despertar, especialmente nas crianças, o interesse pelo meio ambiente e sua preservação.

Militares do BPA orientam, esclarecem dúvidas e dialogam com os visitantes sobre boas práticas ambientais e o papel da sociedade na preservação da biodiversidade.

O subcomandante do CPA, tenente-coronel Miranda, destacou a importância do Projeto. “Nós estamos dando início hoje, no Parque da Cidade, a algo idealizado pelo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Dilson Júnior, as rondas ambientais educativas. Agregamos a isso a missão do Comando de Policiamento Ambiental de levar educação ambiental à população, crianças, jovens e adultos, e às famílias que visitam o lugar. Essa é uma forma de contribuir para a formação de uma cultura de sustentabilidade, especialmente neste ano emblemático para nós, no Pará, com a realização da COP 30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas). Assim, a Polícia Militar do Pará, por meio do Comando de Policiamento Ambiental, busca compartilhar um pouco do seu conhecimento sobre preservação, inserida no principal bioma brasileiro, que é o amazônico”, informou.

Larissa Rodrigues, que estava no final da tarde no Parque, levou o filho Renan para conhecer o estande do BPA, e destacou a importância dessa interação. “Acho incrível a iniciativa. Além das explicações sobre o meio ambiente e o trabalho do Batalhão Ambiental, as crianças ainda puderam tocar nos animais, o que foi um momento muito divertido e curioso”, disse Larissa. 

Essa experiência também destaca o papel da Polícia Militar na promoção de ações que visam à interação da comunidade ao esforço de preservação da biodiversidade.