CIIR leva 'Horta na Comunidade' e contação de história para estudantes em Belém
Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR) promove educação ambiental e hábitos saudáveis no escolar de forma criativa e acessível para crianças
O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, por meio da Comissão de Sustentabilidade da unidade, promoveu nova ação do projeto Horta na Comunidade. Desta vez, a iniciativa foi levada até a Escola Estadual Nossa Senhora de Fátima I, no bairro Val-de-Cans, na capital paraense, Belém. A proposta voltada especialmente para o público infantil teve a contação de história como ferramenta lúdica para ensinar a garotada.
Cerca de 45 crianças do 2º ano do Ensino Fundamental, com idade de 8 anos, participaram da atividade. A ação apresentou de forma leve e interativa, conceitos fundamentais como sustentabilidade, alimentação saudável e agricultura urbana.
De acordo com o CIIR, a proposta do projeto é transformar o ambiente escolar em um espaço de aprendizado vivo, onde a horta deixa de ser apenas um canteiro e passa a ser uma verdadeira sala de aula ao ar livre, estimulando a curiosidade, o cuidado com o meio ambiente e o trabalho em equipe.
Para Denise Morais, presidente da Comissão de Sustentabilidade do CIIR, envolver os pequenos diretamente na experiência é essencial para que a prática ganhe sentido. “É uma ação do projeto para envolver, de fato, as crianças que vão participar, vão consumir os produtos da horta. Então, nada mais justo de que elas colocarem as mãos na terra e participarem ativamente do processo”, afirmou.
A coordenadora pedagógica da escola, Lúcia Lobato, reforçou a relevância do atividade desenvolvida. "Hoje, é extremamente significativa porque ela trabalha a arte, a contação de histórias. Ela trabalha um processo de intervenção pedagógica que demonstra uma política pública que o Estado está desenvolvendo sobre a educação ambiental na rede estadual de educação. E ela é o iniciar, porque é um processo de sensibilização”, destacou.
A ação reforça o compromisso do CIIR com práticas sustentáveis e com a construção de uma cultura de cuidado coletivo desde a infância. O projeto Horta na Comunidade já foi implementado com sucesso em diferentes locais, como nas comunidades do Promorar e do Barreiro, consolidando-se como uma ferramenta potente de inclusão social, integração comunitária e educação ambiental.
Além de plantar e colher hortaliças, frutas e ervas, a proposta inclui orientação nutricional, capacitação dos envolvidos e avaliação dos impactos no bem-estar dos participantes. O CIIR reforça, com essa ação, que cultivar vai além da terra: é uma forma de semear consciência, autonomia e laços comunitários.
Destaque – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. Os usuários podem ter acesso aos serviços do Centro por meio de encaminhamento das unidades de saúde, acolhidos pela Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminha à Regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).
Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Ele funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.
Texto de Danielle Carvalho / Ascom CIIR