Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
English Version

Codec fortalece parceria com empresa para implantação da ZPE de Barcarena

Reunião periódica tratou do avanço do projeto no âmbito do Governo Federal, priorizando a instalação de indústrias sustentáveis na região

Por Thais Menezes (CODEC)
21/07/2025 14h53

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) recebeu, nesta segunda-feira (21), o representante da Bravo Mineração, Otávio Monteiro, para mais uma reunião de alinhamento sobre o projeto de implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) de Barcarena (Região Metropolitana de Belém). A iniciativa, que conta com a empresa Bravo como âncora, é resultado de uma articulação contínua entre a iniciativa privada e o governo do Estado para promover o desenvolvimento industrial sustentável na região, voltado especialmente para a verticalização das cadeias produtivas, com ênfase na exportação.

A ZPE de Barcarena representa um vetor estratégico para o fortalecimento da industrialização no Pará, ao oferecer um ambiente regulatório diferenciado, que estimula a produção voltada à exportação com benefícios fiscais, cambiais, aduaneiros e administrativos. Localizada em uma região com infraestrutura portuária consolidada e proximidade dos principais centros extrativistas do Estado, a ZPE tem potencial para atrair novos investimentos, diversificar a matriz econômica, promover a geração de empregos qualificados e inserir o Pará de forma ainda mais competitiva no mercado internacional.

Reunião de representantes da Codec e Bravo Mineração

Visita técnica - Durante o encontro, realizado na sede da Codec, em Belém, foram discutidos os próximos passos para a tramitação do projeto na esfera federal. Um dos encaminhamentos definidos foi uma visita técnica a Brasília (DF), prevista para agosto, com representantes da Bravo e da Codec. A missão vai priorizar o diálogo institucional com o Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), visando dar celeridade ao processo e alinhar os ajustes necessários para a efetivação da ZPE.

Outro ponto debatido foi a organização de um evento, previsto para setembro, com o objetivo de apresentar o projeto-âncora e os benefícios da ZPE à sociedade paraense. A proposta é promover um momento de escuta e transparência, detalhando os benefícios esperados com a implantação da ZPE, como a geração de empregos qualificados, estímulo à industrialização local, valorização das cadeias produtivas prioritárias e atração de investimentos.

Tecnologia limpa - A Bravo Mineração tem como proposta a verticalização da cadeia do minério de ferro extraído no Pará, com a instalação de uma planta industrial voltada à transformação mineral por meio de tecnologias limpas, energia renovável e reaproveitamento de resíduos industriais. A iniciativa está em consonância com as diretrizes do Governo do Pará para o fortalecimento de uma economia de baixo carbono, aliando inovação, responsabilidade ambiental e agregação de valor à produção paraense.

“A Bravo acredita no potencial do Pará como referência nacional em industrialização sustentável. Nosso projeto está alinhado com as diretrizes de verticalização mineral, uso de energia limpa e reaproveitamento de subprodutos. A ZPE de Barcarena representa uma oportunidade estratégica para exportar produtos com valor agregado, gerar empregos qualificados e contribuir para uma economia mais verde”, afirmou Otávio Monteiro, representante da Bravo Mineração.

“A Codec, na qualidade de responsável pela implantação da ZPE de Barcarena, tem diligenciado ações e articulação técnica e institucional junto ao Governo Federal. A visita ao CZPE será fundamental para avançarmos com segurança jurídica e agilidade na instrução do processo. Ao mesmo tempo, estamos comprometidos com a transparência e o diálogo com a sociedade, aproximando esse projeto da população paraense”, destacou Pádua Rodrigues, diretor de Estratégia e Relações Institucionais da Codec e diretor de Implantação da ZPE de Barcarena.