Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Pará entrega novo Batalhão Águia e reforça policiamento viário em Belém

Unidade especializada da PM foi reestruturada com investimento superior a R$ 700 mil para ampliar a segurança nos corredores de trânsito da capital

Por Tarcya Amorim (PMPA)
21/07/2025 21h29

O Governo do Pará entregou, nesta segunda-feira (21), a nova sede do 38º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Batalhão Águia, em Belém. Subordinada ao Comando de Policiamento da Capital II (CPC II), a unidade é especializada no patrulhamento com motocicletas e atua na fiscalização do trânsito, controle viário e policiamento ostensivo em áreas estratégicas da capital.

A unidade atuará de forma especializada na fiscalização do sistema viário da capital, com foco no patrulhamento motorizado, controle do trânsito e policiamento ostensivo. O efetivo é composto por 81 policiais militares, sendo seis oficiais e 75 praças, com suporte de cinco viaturas e 61 motocicletas.

O governador Helder Barbalho reforçou a importância de um batalhão com foco no patrulhamento por motocicletas.

“É importante que possamos registrar a ampliação da presença da Polícia Militar através de um novo Batalhão, o Águia. As estratégias de uso de motocicletas servem para ocuparmos os territórios com policiamento ostensivo. Isso representa mais presença nas ruas, aproxima a polícia das comunidades e garante cobertura em bairros e distritos da nossa capital e região metropolitana, como Outeiro, Icoaraci, Mosqueiro, a região da Augusto Montenegro como a Arthur Bernades e Tapanã, entre outros. Com isso, garantimos pulso forte e ações para coibir e combater a criminalidade”, destacou o governador.

O espaço dispõe de seis salas, um auditório - que também pode ser utilizado como sala de treinamento - área de estacionamento, além de alojamentos masculino, feminino e um espaço reservado para oficiais.

O batalhão recebeu investimento de R$ 708.737,59, oriundos de parceria público-privada entre a Federação das Empresas de Logística, Transporte e Agenciamento de Cargas da Amazônia (Fetramaz) e a Polícia Militar do Pará. Os recursos foram aplicados na reconstrução, adaptação da estrutura predial e aquisição de mobília.

Para o comandante-geral da Polícia Militar do Pará, coronel Dilson Júnior, a entrega da nova unidade representa um importante avanço na política de segurança pública.

“O Batalhão Águia nasce com uma missão clara: garantir presença rápida e eficaz nos corredores viários da capital, atuando com agilidade no policiamento e contribuindo com a mobilidade urbana. Esse tipo de estrutura especializada reforça o compromisso da corporação em modernizar as estratégias e ampliar a proteção à sociedade”, afirmou.

Daniel Bertolini, vice-presidente da Fetramaz, comemorou a entrega e destacou os benefícios da parceria público-privada. “A gente fica muito feliz porque essa parceria com a Polícia Militar que não vai beneficiar somente as empresas que estão localizadas aqui na área, mas também toda essa comunidade do entorno. Muitos dos trabalhadores das nossas empresas moram nessas comunidades e também vão receber esse benefício”, afirmou.

Edilson Farias, assistente de transporte da empresa Yamalog, trabalha na região da Rodovia Arthur Bernardes há 18 anos e destacou a importância do reforço policial no local. “Esse ponto de policiamento e monitoramento vai ser muito importante. Quem pega ônibus, aplicativos, ou vive na região, sabe como é importante ter mais segurança aqui no entorno, tanto para a população quanto para as empresas que atuam nessa área, que é uma região portuária e industrial, parte importante da economia da nossa cidade. De uns tempos para cá, melhorou muito em relação ao que era antes”, enfatizou.

Aperfeiçoamento - Os policiais militares que atuarão no Batalhão Águia passaram por capacitação específica de 200 horas, ministrada por instrutores da própria Polícia Militar, sob coordenação do Departamento Geral de Educação e Cultura (DGEC). Após a formação, foram oficialmente designados como Agentes da Autoridade de Trânsito, aptos a atuar de forma integrada no controle, fiscalização e orientação do trânsito da capital paraense.