Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
REFERÊNCIA
English Version

Em Santarém, 11 mil exames foram feitos pelo novo tomógrafo do Hospital Regional

Equipamento de ponta cresceu em 19% o atendimento assegurado aos pacientes da unidade na região do Baixo Amazonas

Por Gustavo Campos (SECOM)
22/07/2025 11h51
Paciente Marinalda Silva em atendimento: "Fui bem atendida desde a entrada no hospital", disse ela

Marinalda Queiroz da Silva, 39 anos, é natural do município de Óbidos, no oeste paraense, e este ano começou um tratamento no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém. A dona de casa precisou realizar uma tomografia computadorizada na unidade e elogiou o atendimento ágil que recebeu. Ela é um exemplo entre as centenas de pacientes assistidos pela unidade.

Desde agosto do ano passado, a  Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa) investiu mais de R$ 2 milhões na aquisição do novo tomógrafo para agilizar o atendimento e diagnóstico. Em 11 meses, o equipamento já realizou um total de 11.252 exames de imagem, beneficiando usuários em todo o oeste estadual.

Para Marinalda Silva, o tratamento não poderia ser melhor. "Fui ao médico especialista e ele solicitou uma tomografia. Fui bem atendida desde a entrada até os profissionais que estavam comigo lá na sala, me deixaram à vontade, estava um pouco ansiosa, mas acabou sendo tranquilo, graças a Deus. Foi tudo rápido, achei que ia demorar mais", contou ela.

Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, é referência em exames de imagem

O total de 11.252 exames de imagem representa uma média mensal de 1.022 procedimentos, um crescimento de 19% em relação à capacidade do antigo aparelho. “A chegada do tomógrafo de 128 canais ao nosso serviço representou mais do que uma atualização tecnológica, foi um verdadeiro marco na nossa evolução assistencial. Com essa nova tecnologia, conseguimos otimizar o tempo de exame, reduzir significativamente a exposição à radiação e ampliar nossa capacidade de atendimento sem abrir mão da segurança e da qualidade diagnóstica. É gratificante saber que estamos contribuindo com tecnologia, técnica e compromisso humano para um cuidado mais eficiente e resolutivo no Hospital Regional do Baixo Amazonas", destacou a a coordenadora de Radiodiagnóstico do HRBA, Cássia Flávia Sousa.

Alta tecnologia - O novo equipamento de tecnologia alemã conta com 128 canais, produz imagens de altíssima resolução espacial aliadas a tecnologias de baixíssimas doses de radiação, capazes de reduzir até 60% da dose comparado a outros. Essa característica é fundamental para garantir a segurança dos pacientes.

A alta capacidade do tomógrafo permite uma resolução mais precisa, o que favorece laudos mais completos e sem necessidade de outros exames. "A qualidade de reconstrução volumétrica e multiplanar desse equipamento, associada à algoritmos inteligentes de reconstrução, impacta diretamente na segurança diagnóstica e permite ao radiologista uma análise mais rica e detalhada”, explicou o médico radiologista e responsável técnico pelo setor de imagem, Luiz Manuel Pedroso Júnior.

Novo tomógrafo garante ampliação do número de exames para pacientes no Baixo Amazonas

Além disso, o tempo de escaneamento de um exame, como o de tórax, pode ser realizado entre 2 e 4 segundos. Isso significa que o paciente precisa ficar imóvel ou em apneia por muito menos tempo, o que é essencial para garantir o conforto e a segurança, principalmente em pacientes com dificuldades respiratórias, pediátricos, idosos ou em ventilação mecânica. “Com o menor tempo em apnéia e maior velocidade de escaneamento, o risco de movimentação do paciente diminui, o que evita repetição de exames e, consequentemente, mais exposição”, complementou o médico.

Mais agilidade - A modernização do parque tecnológico também impacta diretamente o fluxo assistencial. Com o novo tomógrafo, o setor de imagem consegue atender um número significativamente maior de pessoas por dia. Pacientes internados, por exemplo, têm seus exames realizados no mesmo dia da solicitação, o que agiliza o diagnóstico e a tomada de condutas clínicas e terapêuticas, contribuindo para um tratamento mais rápido e eficaz.

"O novo tomógrafo de 128 canais representa mais que um avanço tecnológico: é uma ferramenta a serviço da vida, que amplia a confiança diagnóstica, preserva a integridade do paciente e contribui para a construção de uma assistência cada vez mais eficiente e segura. O equipamento, aliado à expertise da nossa equipe técnica, reafirma o compromisso do HRBA com a segurança, humanização e qualidade no cuidado ao paciente", concluiu o diretor-geral do Regional, Matheus Coutinho.

Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), e está localizada na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.