Fiscalização da Base Fluvial Antônio Lemos apreende 82 celulares e prende homem
Flagrante ocorreu dentro de embarcação no município de Breves, no Marajó

Durante o patrulhamento e fiscalização a embarcações no Rio Tajapuru, em Breves, no final da tarde da segunda-feira (21), a equipe integrada que atua na Base Fluvial “Antônio Lemos”, apreendeu 82 aparelhos celulares furtados e prendeu em flagrante o responsável pelos equipamentos. A mercadoria era transportada na embarcação ‘F/B Maria Evanir’, com origem em Santana no Amapá e destino à capital paraense, Belém.
Segundo informações da equipe policial que atuou na ação, durante a revista pessoal, dentro da embarcação, um homem demonstrou certo nervosismo e ao ser interrogado sobre o que possuía dentro de um cooler preto. Ele afirmou ser açaí, porém durante a verificação foram encontrados dentro do cooler 82 celulares sem nota fiscal ou qualquer recibo de compra ou venda.
O homem foi interrogado sobre os equipamentos e afirmou que eles foram furtados no Estado do Amapá e estariam sendo trazidos para Belém. Ele recebeu voz de prisão pelo crime de furto qualificado.
Para o titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a estratégia de segurança na malha fluvial é exatamente para coibir todo e qualquer ilícito que possa vir a ocorrer, portanto as abordagens são fundamentais para evitar também que cargas irregulares sejam transportadas em embarcações.
“Desta vez, um homem foi preso em flagrante transportando 82 aparelhos celulares, dentro de um cooler, ambos objetos furtados, mas nós já apreendemos também em outras ações outros equipamentos eletrônicos, pneus, pescado tudo sem documentação, o que configura ilícitos também. Portanto, a fiscalização do sistema de segurança junto a órgãos como Sefa, Receita Federal e também órgãos ambientais nos ajuda a coibir, cada vez mais, práticas ilícitas”, afirmou.
Após o término da fiscalização e apreensão na embarcação, o homem e os celulares foram conduzidos até à Base Antônio Lemos, e em seguida levado para Breves onde foram apresentados na Delegacia de Polícia Civil do município para a conclusão de todos os procedimentos cabíveis.
Mais ações - Base Candiru
A Base Candiru, instalada em Óbidos, no Baixo Amazonas, também segue com fiscalizações diuturnas de combate à criminalidade. Na última sexta-feira, 18, os agentes do Grupamento Fluvial em conjunto com as Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Receita Federal, apreenderam 23 pneus de tamanhos diversos durante fiscalização na embarcação E/Balsa Gabriela, que navegava no Rio Amazonas de com origem de Manaus para Santarém.
Durante a verificação, os fiscais da Receita Federal localizaram a carga sem a documentação de importação. A mercadoria foi apreendida e levada à sede da Receita Federal em Óbidos, para os procedimentos legais.