Sectet promove Workshop 'Automaquiagem, Costura e Moda' na Usina da Paz do Guamá
Estudantes e empreendedores participaram de oficinas de maquiagem e de confecção de moda praia, como bolsas artesanais e chapéus e biquínis

A criatividade, o cuidado com a estética e o fortalecimento do empreendedorismo feminino foram pauta do workshop “Automaquiagem, Costura e Moda”, promovido, na segunda-feira (22), pelo curso de Costura e Moda da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), na Usina da Paz do Guamá, em Belém.
A programação integrou as atividades das oficinas de verão do curso de costura e moda. Os alunos confeccionaram peças de moda praia, bolsas artesanais e chapéus, com destaques para biquínis, maiôs, quimonos, chapéus bucket, viseiras de praia e até bolsas de juta.

“O mês de julho foi produtivo aqui na Usina da Paz do Guamá. Só nas três oficinas de verão do curso de Costura e Moda certificamos cerca de 60 alunos. Encerrar essa etapa com um workshop como esse, reunindo mulheres empreendedoras, oficinas de maquiagem e produções de moda, fortalece não só o aprendizado técnico, mas também as redes de apoio, criatividade e autonomia financeira entre as participantes” destacou Julie de Lima, coordenadora do curso de Costura e Moda da Sectet.
Além dos alunos, o evento contou com a participação de empreendedoras da iniciativa “FeirArte Popular Rio Guamá”, que atua no território promovendo protagonismo, visibilidade e geração de renda para mulheres.

“Hoje a gente trouxe 16 empreendedoras com produtos focados no evento. Apresentamos peças como brincos, colares e pulseiras, acompanhando as demonstrações de automaquiagem e moda. É uma forma de mostrar que é possível empreender de forma coletiva, sustentável e na moda”, afirmou Daiane Gomes, coordenadora da FeirArte.
Aluna do curso e também empreendedora, Rosa Wanghon, compartilhou a experiência no ramo da costura. “Eu resolvi me matricular para fazer o curso de moda praia, de quimono, e também fiz o de chapéus. Foi uma experiência maravilhosa.", disse ela.
"Eu faço bonecas de pano e agora consigo fazer as roupinhas para elas, além de costurar para mim e minha família. Antes eu errava muito na modelagem, agora sei tirar medidas, aprendi técnicas novas e quero fazer outros cursos”, afirmou Rosa Wanghon.

O Wokshop de automaquiagem atraiu mais de 50 participantes. Entre elas, a estudante Giovana Vidal, de 19 anos, que participou da oficina e ressaltou o quanto aprendeu. “Eu já sabia algumas coisas sobre maquiagem, mas fiz o curso por indicação de uma amiga e foi ótimo. O que eu mais queria era aprender sobre skin care, e aprendi muito. Além disso, saber combinar maquiagem com a roupa faz toda a diferença” comenta.
“O workshop demonstrou como o acesso à formação profissional aliado à criatividade e ao incentivo ao empreendedorismo pode transformar vidas, abrir caminhos e gerar oportunidades para muitas mulheres da região metropolitana de Belém” relatou Julie.
Texto de Carla Couto / Ascom Sectet