Hospital Regional de Santarém é referência em pré-natal e orienta sobre diabetes gestacional
Pacientes têm informações sobre prevenção e tratamento da doença

Renata Campos Castro, 38 anos, está esperando a chegada da segunda filha, Maria Ivy. Ela faz o pré-natal no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Pará. Renata recebe todo o acompanhamento médico necessário para a gravidez dela, além de informações importantes sobre a prevenção e cuidados com doenças como, por exemplo, a diabetes gestacional.
"Na gestação, eu passei a me cuidar muito mais. Então, eu achei interessante essa orientação. Graças a Deus temos profissionais para nos alertar sobre isso", destacou Renata. Ela e outras pacientes, que são acompanhadas pelos profissionais do HRBA, receberam orientações sobre o tratamento da diabetes gestacional, que é o aumento dos níveis de glicose durante a gravidez e que pode provocar complicações à saúde da mulher e do bebê.

As enfermeiras e técnicas do ambulatório da unidade decidiram alertar as mulheres atendidas sobre os riscos dessa doença. "Decidimos falar sobre esse tema porque recebemos muitas gestantes com esse quadro. Falamos sobre como prevenir e tratar, a importância dos cuidados e como fazer o acompanhamento certinho", explicou a coordenadora do ambulatório de especialidades, enfermeira Julianne Sousa.
Pré-Natal - O Regional de Santarém é referência no pré-natal de alto risco e atende gestantes de todo o oeste paraense com consultas de obstetrícia, sempre às segundas e terças-feiras. O HRBA oferece o acompanhamento às pacientes que apresentam condições de saúde ou fatores de risco que podem levar a complicações durante a gravidez.

Só em 2025, de janeiro a junho, a unidade teve 401 agendamentos para as consultas. No mês passado, 70 pacientes foram atendidos pelos profissionais do HRBA.
"Além do acompanhamento fundamental no pré-natal, nós entendemos que esses momentos de orientação e informação também são importantes, para que as nossas pacientes se previnam de doenças e saibam o que fazer para proteger a saúde delas e dos bebês. Faz parte do nosso compromisso de levar uma assistência de excelência", destacou o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.
Serviço: O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade. A unidade presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado. O Hospital pertence ao Governo do Pará, e é administrada pelo Instituto Social Mais Saúde, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), na avenida Sérgio Henn, nº 1.100, no bairro Diamantino, em Santarém.