Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo reforça a segurança pública com entrega de totens de videomonitoramento em Tucuruí

Os equipamentos fazem parte do projeto "Cidades Inteligentes" que fortalece a parceria com os municípios, visando potencializar as ações de segurança com uso de tecnologia

Por Roberta Meireles (SEGUP)
23/07/2025 21h21

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), reforçou os investimentos na área de segurança pública, com a entrega de dois totens de videomonitoramento em Tucuruí, sudeste paraense, nesta quarta-feira (23). Os equipamentos, já em pleno funcionamento, estão instalados em pontos estratégicos: um na Praça do Tucunaré e o outro na Praça do Rotary, ampliando a estratégia do monitoramento em áreas com grande circulação de pessoas e garantindo à  celeridade no atendimento de ocorrências de urgência e emergência. 

Durante o ato de entrega, o governador do Estado, Helder Barbalho, enfatizou a importante agenda que foi cumprida em Tucuruí, com investimento na tecnologia em favor da segurança pública.

“Este equipamento possui câmeras com visão 360º, é à prova de choque e está conectado ao sistema integrado de monitoramento do Estado, incluindo reconhecimento facial e leitura de placas de veículos. Caso identifique alguém procurado pela Justiça, aciona automaticamente o CIOp. Além disso, o totem tem um botão de emergência que conecta diretamente com a central, possibilitando que qualquer cidadão peça apoio imediato da Polícia Militar. Essa é mais uma ação que integra tecnologia e presença ostensiva para promover segurança e paz à população”, afirmou Helder Barbalho.

Os totens de segurança foram instalados em duas praças do município, Rotary e Tucunaré, consideradas pontos de grande circulação, a fim de ampliar o videomonitoramento no entorno, coibir ações criminosas e facilitar o atendimento rápido de ocorrências, caso a população precise acionar o sistema de segurança em emergências. Os equipamentos são monitorados 24h e atendidos diretamente pelo Centro Integrado de Operações (CIOp), garantindo resposta imediata em caso de necessidade.

Segundo o Secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, o equipamento que já está à disposição da população, garantindo tanto o monitoramento na área, quanto a facilidade da interação e aproximação da população com a segurança por meio de um canal direto com o Ciop, além das funcionalidades que são utilizadas para auxiliar as equipes policiais no âmbito da investigação. 

“Os totens de segurança, em uso desde 2023, estão sendo ampliados para mais municípios paraenses como parte da segunda fase de implantação da tecnologia. Eles reúnem diversas funcionalidades: reconhecimento facial, leitura de placas veiculares, botão de acionamento direto ao Ciop e emissão de mensagens de voz para alertas. São 100 totens distribuídos em todo o Pará, reforçando a segurança pública tanto nas ocorrências de urgência quanto nas investigações”, ressaltou o titular da Segup.

Os equipamentos fazem parte do projeto "Cidades Inteligentes" que fortalece a parceria com os municípios, visando potencializar as ações de segurança com uso de tecnologia, com recurso de videomonitoramento e inteligência artificial. 

Atualmente, os equipamentos estão distribuídos em vários municípios, como Belém, Ananindeua, Altamira, Marabá, Santarém, Salinópolis, Marituba, Bragança, Castanhal e agora em Tucuruí. 

Municípios como Abaetetuba, Barcarena, Breves, Canaã dos Carajás, Cametá, Capanema, Igarapé-Miri, Itaituba, Mãe do Rio, Moju, Paragominas, Parauapebas, Redenção e Tailândia também estão em processo de implantação do equipamento, cumprindo o compromisso de ampliar a capacidade de videomonitoramento nos municípios paraenses, por meio da tecnologia e inteligência artificial.

Morador de Tucuruí há 40 anos, José Ronaldo Furtado, aprovou o reforço que a cidade recebe na segurança pública. “Eu acho que agora vai ficar muito melhor, quando precisar da segurança é só apertar lá e acionar a polícia, assim acho que vai ajudar a melhorar na questão de ter menos violência e mais proteção aos moradores”, disse o repositor de supermercado. 

Funcionalidade - O totem dispõe ainda de uma câmera frontal perto do botão de emergência, que permite ao usuário interagir, em tempo real, com o agente de segurança que está respondendo ao chamado no Centro de Operações Integradas da Segup (Ciop), que quando acionado, facilitando o repasse de informações. E assim que acionado, a ocorrência será registrada, e imediatamente uma equipe de policiais será deslocada até o local indicado pela vítima para o atendimento imediato.

Além disso, o Totem funciona com tecnologia de inteligência artificial embarcada, com reconhecimento facial e de placas veiculares, com possibilidade de direcionar as mensagens de acordo com o reconhecimento que as câmeras capturam e, assim, auxiliar na busca de foragidos da Justiça, bem como de carros roubados.