Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Paciente assistida pelo Centro de Hemodiálise do HGT recebe alta médica após cinco meses

Natural de Tailândia, Débora dos Santos, de 23 anos, recebeu alta do tratamento dialítico e pode retomar a rotina com mais qualidade de vida

Por Andrey Silva (HGT-Tailândia)
25/07/2025 11h33
Débora dos Santos e a equipe do Centro de Hemodiálise do Hospital Geral de Tailândia comemoram a alta do tratamento

“A sensação é de extrema felicidade. Não foi um processo fácil. Exigiu força, coragem e, principalmente, fé”. Foi o que disse a paciente Débora dos Santos, de 23 anos, após receber alta do tratamento dialítico no Centro de Hemodiálise do Hospital Geral de Tailândia (HGT). A evolução no quadro clínico da jovem representa uma importante conquista, permitindo que ela retome a rotina com mais qualidade de vida, convivendo de forma mais ativa com a família e amigos, além de retomar seus projetos pessoais.

O tratamento dialítico é um procedimento médico utilizado quando os rins perdem a capacidade de filtrar adequadamente o sangue, removendo resíduos e excesso de líquidos. Débora iniciou o tratamento no dia 8 de março e, desde então, enfrentou diversos desafios até chegar à alta nesta quinta-feira.

Débora dos Santos: "Tudo era novo. Mas com o apoio dos profissionais, sempre atenciosos, fui me adaptando à rotina”, disse ela.

Natural de Tailândia (PA), ela começou a hemodiálise no próprio município, chegou a ser transferida para Belém, mas retornou para continuar o acompanhamento no HGT. “Foi um susto no início. Tudo era muito novo. Mas com o apoio dos profissionais, que sempre foram muito atenciosos, fui me adaptando à rotina”, contou.

O Centro de Hemodiálise do HGT conta com uma equipe multiprofissional preparada para garantir atendimento humanizado e seguro aos pacientes renais crônicos. Médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionista, assistentes sociais, psicólogos e técnicos de Enfermagem atuam de forma integrada para promover acolhimento e qualidade no tratamento. “Eles não foram apenas profissionais, se tornaram amigos. Vou levar todos no meu coração”, destacou Débora, emocionada.

Profissional de Saúde do Hospital Geral de Tailândia lê as mensagens de incentivo da equipe para a paciente Débora dos Santos

Para celebrar a alta, a equipe preparou uma homenagem especial: um cartão com mensagens de pronto restabelecimento, assinado por todos os profissionais que acompanharam a jovem usuária ao longo do tratamento. Além disso, ela foi convidada a escolher a música que embalaria esse momento marcante de despedida e superação.

Segundo o médio nefrologista Michel Zigmantas, um dos especialistas que acompanharam Débora durante o tratamento, ela foi diagnosticada com nefrite lúpica, uma condição decorrente do Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), doença autoimune que pode comprometer gravemente a função renal.

“Sua alta tem um grande valor simbólico, pois Débora foi acompanhada desde o início pela nossa equipe. Estivemos presentes em toda a sua trajetória: desde o diagnóstico, realizado por nós, passando pelo tratamento, até sua expressiva melhora, que possibilitou a alta da hemodiálise. Esse desfecho favorável foi possível, em grande parte, graças aos investimentos do governo do estado na descentralização da assistência em nefrologia e hemodiálise no Pará, o que tem garantido maior agilidade e eficiência no tratamento de pacientes com doenças renais em várias regiões do nosso estado”, destacou o especialista.

Estrutura e atendimento - O Centro de Hemodiálise reforça a qualidade da assistência prestada e destaca o comprometimento da equipe multiprofissional. Desde sua inauguração, em dezembro de 2024, a unidade já realizou cerca de 2.710 sessões e atualmente atende 45 pacientes ativos. 

Serviço - O Hospital Geral de Tailândia é uma unidade de saúde do Governo do Pará, administrada pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade está localizada na avenida Florianópolis, s/n, Bairro Novo. Informações: (91) 3752-3121.
 
Texto de Andrey Silva / Ascom HGT