Governo do Pará anuncia início das obras de saneamento na Vila da Barca, em Belém
Comunidade com cerca de 5 mil moradores é a primeira a receber investimentos históricos com a nova concessão dos serviços de água e esgoto no Estado

Nesta segunda-feira (28), moradores da Vila da Barca, uma das maiores comunidades sobre palafitas da América Latina, em Belém, acompanharam o início das obras que vão ampliar o fornecimento de água potável e implantar sistemas de coleta e tratamento de esgoto sanitário nas moradias de alvenaria e palafitas da região. A iniciativa marca o primeiro investimento realizado sob o novo modelo de gestão do saneamento básico no Pará.
“Estamos dando um passo fundamental para ampliar o saneamento no Estado. E começamos pela Vila da Barca essa transformação, a partir do novo modelo de concessão do serviço de água e esgoto. As obras já iniciaram, e até a COP 30 o abastecimento de água na comunidade será uma realidade em todas as casas“, afirmou o governador Helder Barbalho.

As obras vão beneficiar mais de 1.400 residências, alcançando cerca de 5 mil moradores da região. O compromisso foi firmado neste mês pelo governador Helder Barbalho, durante a assinatura do contrato com a empresa Águas do Pará, vencedora da concessão para operar os serviços de água e esgoto em 99 municípios paraenses.
Dignidade e sustentabilidade - Pensado para promover saúde, dignidade e preservação ambiental, o projeto de saneamento que está sendo executado na Vila da Barca contempla a instalação de 2,3 quilômetros de redes de água elevadas, adaptadas às condições de alagamento da área, além de 1,7 km de redes de esgoto. O sistema inclui ainda uma nova adutora e um moderno sistema de bombeamento de água tratada.
Cada residência contará com hidrômetro individual, garantindo justiça na medição e cobrança do consumo. Todos os moradores terão direito à Tarifa Social nas contas de água e esgoto, o que garante mais economia e acesso ao serviço com dignidade.
A previsão é que o novo sistema de abastecimento de água esteja concluído até outubro deste ano. Já o sistema de esgotamento sanitário deve ser entregue em abril de 2026.

Geração de emprego e inclusão social
A nova concessão dos serviços de saneamento também está movimentando a economia e impulsionando a geração de empregos no Pará. A empresa Águas do Pará, responsável pela operação em 99 municípios, já abriu 220 vagas para contratação de mão de obra local.
Parte dessas oportunidades foi destinada prioritariamente aos moradores da Vila da Barca, como forma de estimular a economia da comunidade e garantir que os próprios beneficiados participem ativamente das transformações em sua região.
Além das obras, o projeto contempla ações sociais, como oficinas de empregabilidade e o acesso gratuito a mais de 60 cursos profissionalizantes com certificado, oferecidos pela empresa responsável pela execução dos serviços.
“Esse projeto vai muito além da obra. É uma transformação social que o grupo Aegea, da qual faz parte a Águas do Pará, realizou em outros Estados onde atua. É a primeira ação de muitas da concessionária no Pará, onde o objetivo é comprovar que é possível fazer esse tipo de parceria com a comunidade e transformar os benefícios, algumas vezes invisíveis, tangíveis para a população”, concluiu André Facó, diretor-presidente da Águas do Pará.

Investimento histórico em saneamento
As obras na Vila da Barca marcam o início de um ciclo de investimentos na área de saneamento no Pará. De acordo com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), os 99 municípios atendidos pelo novo contrato receberão, juntos, mais de R$ 15,2 bilhões em investimentos ao longo da concessão. A expectativa é que mais de 4,3 milhões de paraenses sejam diretamente beneficiados, com impactos positivos na saúde pública, no meio ambiente e na qualidade de vida da população.
Com a nova concessão, o Governo do Pará dá um passo decisivo rumo à universalização do saneamento, que prevê metas de 99% de cobertura de água potável e 90% de coleta e tratamento de esgoto.