Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
AGRICULTURA E PESCA
English Version

Emater contribui para agricultores assentados em Mãe do Rio acessarem crédito rural 

Recursos melhoram as atividades rurais, como o plantio de açaí, a produção de tambaqui em tanque-escavado e até a criação de animais

Por Ascom (Governo do Pará)
30/07/2025 11h24

Assentados de dois territórios federais de reforma agrária em Mãe do Rio, no Rio Capim, estão recebendo crédito rural por meio de projetos elaborados pelo escritório local da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), com o apoio da prefeitura municipal. 

Pela parceria com o Banco da Amazônia (Basa) e com a Caixa Econômica Federal (CEF), valores de até R$ 100 mil encontram-se disponíveis para que famílias das comunidades Santa Ana do Piripindeua, no assentamento Itabocal, e Ponte Nova, no assentamento Vale do Bacaba, melhorem a estrutura de plantio de açaí, de produção de tambaqui em tanque-escavado e da criação de porcos. 

No total, o ano de 2025 já soma mais de 400 propostas de financiamento para o agricultor familiar do município. Os destaques são as linhas B e V do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) e Acredita. 

“O valor de contrato de crédito rural depende de muitas condições: infraestrutura prévia, tipo de atividade, renda anual do indivíduo e da família. O que ressaltamos é que, cada vez mais, o processo é desburocratizado e tecnológico, o que permite, algumas vezes, acesso imediato e in loco nos lotes”, explica o chefe do escritório local da Emater em Mãe do Rio, Jorge Luiz Medeiros, técnico em agropecuária. 

Agora em julho, em um mutirão de emissão e atualização pela Emater de cadastros nacionais da agricultura familiar (cafs), documento preliminar de habilitação às políticas públicas do setor agrícola e fundiário, possibilitou a pelo menos 30 assentados a aquisição de crédito de até R$ 12 mil, ante a Caixa Econômica. 

Texto de Aline Miranda