Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EMPODERAMENTO FEMININO
English Version

Visita à fábrica da Natura inspira mulheres atendidas pela ParáPaz Mulher

Iniciativa da Fundação ParáPaz busca incentivar a autonomia financeira de vítimas de violência doméstica por meio do contato com o ambiente corporativo

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
31/07/2025 16h21

Um grupo de 41 mulheres atendidas pela unidade ParáPaz Mulher Ananindeua, da Fundação ParáPaz, participou de uma visita institucional à fábrica da Natura, localizada em Benevides, na Região Metropolitana de Belém. A ação, realizada em parceria com a Secretaria da Mulher (Semu), teve como objetivo estimular o desenvolvimento de uma visão empreendedora e fortalecer a autonomia financeira. 

Durante a visita, elas conheceram de perto o funcionamento da fábrica, que vai desde a chegada da matéria-prima, todo o processo produtivo, a logística, até a finalização dos produtos e ficaram encantadas. A Fundação ParáPaz tem investido em ações que estimulem o empoderamento e a independência financeira das mulheres em situação de violência, fazendo parte do acolhimento prestado à elas. 

A coordenadora do ParáPaz Mulher, Rosa Paes, destacou que esta iniciativa vai além do acolhimento psicológico. “Durante a experiência, elas puderam fazer perguntas, trocaram informações e tiveram contato direto com com o ambiente corporativo. Nosso papel também é abrir caminhos. Mostrar que existe vida depois da violência e que elas podem, sim, recomeçar com dignidade”.

J., uma das participantes, gostou bastante da programação que fugiu do tradicional. “A experiência foi incrível. Entender como os produtos são feitos, ver o cuidado com a natureza, e ainda termos um momento pra desenvolver a parte financeira foi muito importante para as mulheres que saíram de relacionamentos abusivos, como eu, e estão em busca de novas oportunidades”, disse. 

A visita foi realizada em dois grupos. O primeiro foi na quarta-feira (23) e o segundo, e último, na terça-feira (29). Para C., do segundo grupo, a visita teve um impacto diferente, já que ela é consultora da marca. “Sempre sonhei em conhecer esse espaço e esse sonho se realizou. Estou muito grata à ParáPaz e ao Governo por isso”. 

Os nomes das participantes foram abreviados para garantir a privacidade das mulheres atendidas pela Fundação ParáPaz que estão em situação de violência doméstica.