Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
PATERNIDADE ATÍPICA
English Version

Centro Integrado de Reabilitação homenageia pais pelo cuidado, amor e dedicação

No mês dedicado os pais, histórias de superação e afeto marcam o acolhimento oferecido pela unidade a quem cuida de filhos com deficiência

Por Ascom (Governo do Pará)
10/08/2025 11h17
O cuidado diário, incluindo o acompanhamento das terapias, é fundamental no desenvolvimento das crianças atípicas

Neste domingo (11), dia dedicado aos pais, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, presta homenagem àqueles que, com amor, comprometimento e resiliência, são fundamentais no cuidado de seus filhos com deficiência. A unidade de saúde do Governo do Pará, referência em inclusão e reabilitação, reafirma seu compromisso com o bem-estar da pessoa, incluindo usuários, acompanhantes e funcionários da instituição, que compartilham essa jornada.

O CIIR reconhece que, por trás de cada usuário, há histórias de afeto e superação. A unidade acolhe famílias, valorizando especialmente quem assume, muitas vezes sozinho, a missão de cuidar.

Antônio de Carvalho, 53 anos, pai solo e cuidador em tempo integral de Antonhy Gabriel da Silva, 6 anos, acompanha a criança, assistids pela unidade há cinco anos. Antônio acompanha todas as etapas do tratamento do filho, que inclui fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, consultas e exames.

“A satisfação é porque meu filho está bem, graças a Deus. A evolução dele está ótima. Antes de vir para cá, ele nem mexia o pescoço. Agora, com as terapias e o atendimento excelente que recebe, ele se desenvolveu muito”, afirma.

Antônio conta que, ao deixar o trabalho formal graças a um benefício social, passou a se dedicar exclusivamente ao filho, que perdeu a mãe ainda pequeno. "Ele não tem mais mãe, nem parentes. Só conta comigo. Por isso, cuidar dele é uma satisfação. É uma missão que abraço com amor. Desejo que outros pais também se dediquem, porque só quem vive isso sabe o que significa", informa.

Amor que inspira - Outro exemplo de paternidade inspiradora é o de Eric Damasceno, 35 anos, auxiliar do Serviço de Higienização e Limpeza (SHL) do CIIR. Pai atípico, ele conheceu a instituição como responsável pelo filho, Natan Kaique, 7 anos, usuário com diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Depois, passou a integrar a equipe como funcionário.

“Cheguei ao CIIR pela primeira vez em 2021 com meu filho, e fomos muito bem acolhidos. O tratamento trouxe mudanças significativas para ele e toda nossa família. Posteriormente, entrei como colaborador, e me sinto muito feliz por contribuir com esse ambiente que transforma vidas”, destaca Eric.

Além de garantir a limpeza dos espaços, ele exerce um papel de escuta e empatia com outros pais que enfrentam a mesma jornada. “Nós, que somos pais de crianças com autismo ou outras deficiências, entendemos a importância do carinho e do afeto. Esse amor vai se espalhando, e conquista corações. Quero deixar aqui meu desejo de um feliz Dia dos Pais a todos que enfrentam, com coragem e amor, os desafios da paternidade atípica”, acrescenta.

Protagonismo – Para a diretora Assistencial do CIIR, Maria do Carmo Freitas, o Dia dos Pais vai além da comemoração: representa o reconhecimento da presença ativa, afetuosa e transformadora dos pais na reabilitação dos filhos.

Ela destaca que iniciativas como o Programa de Atenção ao Cuidador (Proac) e o Treino Parenteral valorizam o protagonismo paterno, ao acolher e envolver os pais como parceiros fundamentais na promoção da saúde e no desenvolvimento das crianças.

“A cada relato compartilhado e rotina construída com esforço e amor, percebemos que nosso papel vai além da assistência. Somos parceiros, apoio e parte de uma rede fortalecida pelo afeto e pela confiança”, ressalta.

“Neste Dia dos Pais, celebramos aqueles que, com coragem e dedicação, caminham conosco. Pais que aprendem, ensinam, inspiram e fazem da reabilitação um ato diário de amor. Vocês são essenciais!”, ressalta Maria do Carmo Freitas.

A instituição, por meio de sua equipe multiprofissional, reafirma seu compromisso com o cuidado centrado nas pessoas que compõem a unidade, acolhendo, orientando e apoiando não apenas os usuários, mas também pais e cuidadores, além dos funcionários que, como pais de usuários, vivem e compartilham experiências e trajetórias de superação, dignidade e inclusão.

Referência – O CIIR é referência no Pará na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD) visual, física, auditiva e intelectual. O acesso aos serviços é realizado por meio de encaminhamento das unidades de saúde, via Central de Regulação Municipal, que direciona os pedidos à Regulação Estadual. O perfil do usuário é analisado pelo Sistema de Regulação Estadual (SER).

Serviço: O Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação é um órgão do Governo do Pará administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). A unidade funciona na Rodovia Arthur Bernardes, n° 1.000, em Belém. Mais informações: (91) 4042-2157 /58 /59.

Texto: Tarcísio Barbosa - Ascom/CIIR