Segup capacita profissionais para atendimento humanizado à população de rua em Tailândia
Curso prepara profissionais para lidar com a vulnerabilidade social nas ruas

Nos dias 11 e 12, a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), através da Diretoria de Políticas Públicas e Prevenção Social (DPS), em colaboração com o Instituto de Ensino de Segurança do Pará (Iesp), capacitou a quarta turma do curso "Atendimento Direcionado à População em Situação de Rua", em Tailândia. O objetivo é aprimorar as habilidades dos profissionais para oferecer um atendimento mais sensível, eficiente e humanizado às pessoas em vulnerabilidade social.
Realizado na Câmara Municipal de Tailândia, o curso contou com a adesão de 75 participantes. Estiveram presentes representantes da Polícia Militar do Pará, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Civil, da Prefeitura de Tailândia, secretarias de Assistência, Saúde e Educação e Associação Vida Nova. A capacitação visa preparar agentes de segurança e profissionais da rede de atendimento para promover abordagens mais humanizadas, fortalecendo a cultura institucional de respeito aos direitos humanos.
Para o titular da Segup, Ualame Machado, a ação representa uma estratégia pioneira do Estado para aprimorar o sistema de segurança pública no atendimento a públicos vulneráveis.
“A capacitação que estamos promovendo é um passo crucial para aprimorar a forma como nossos profissionais abordam e atendem a população em situação de rua. Reconhecemos a importância de um atendimento humanizado e eficiente, que respeite a dignidade de cada indivíduo. Ao investir na qualificação de nossos agentes, estamos fortalecendo nossa capacidade de oferecer apoio e soluções para aqueles que mais precisam. Este é um compromisso da Secretaria de Segurança Pública com a construção de uma sociedade mais justa e solidária”, informou.

Na capacitação são abordados temas como: as políticas de assistência; a pessoa em situação de rua; da realidade do Brasil e do Pará, e ainda, foram realizadas oficinas e dinâmicas interativas para que os agentes possam compreender melhor o contexto da vulnerabilidade da população e dialogar de forma sistemática o trabalho de assistência social e segurança pública.
A capacitação também abrangeu uma rede de apoio que atua no município, a exemplo de órgãos municipais de assistência e de promoção social. Para a vice-prefeita de Tailândia, Anna Nisa Barbosa, a importância da capacitação está na humanização do atendimento à pessoas em situação de rua que é promovida por diversos atores.
“Nós tivemos a satisfação de receber esse treinamento com muita alegria para que as pessoas que sejam abordadas tenham um atendimento mais humano, que a gente consiga trabalhar uma forma de conscientizar e colaborar com a rede de proteção. Agradecemos ao Governo do Pará por essa oportunidade de capacitar as pessoas que estão envolvidas na nossa rede de proteção no nosso município”, disse.