Emater realiza mutirão para emissão do Cadastro da Agricultura Familiar em Belém
Agricultores da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes deram entrada na documentação, e ação dos escritórios da Emater de Ananindeua e Belém

O Governo do Pará, por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-Pará), realizou, na quarta-feira (13), um mutirão de emissão de Cadastro Nacional de Agricultura Familiar (CAF) e Cadastro Ambiental Rural (CAR) para cerca de cinquenta produtores rurais da Comunidade Nossa Senhora dos Navegantes, em Belém.
A ação foi em conjunto dos Escritórios Locais de Ananindeua e Belém e reforça o compromisso do governo estadual com o fornecimento de acesso a políticas públicas para agricultores familiares em todo o Pará.

Para Camila Silva, agricultora e liderança da comunidade, o cadastro realizado, pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Pará, vai poder dar acesso a políticas públicas, com projetos assistidos pela Emater para o aproveitamento do açaí, além da colheita e venda do frutos para feiras de Belém e Região Metropolitana.
“Estamos com um projeto de criar uma associação formada somente por mulheres e queremos trazer benefícios para a nossa comunidade, em busca do que a comunidade precisa, com projetos voltados para a culinária regional produzidos com o açaí. Podemos aproveitar o fruto de outras formas e a Emater vai poder nos ajudar com esses projetos”, afirmou.

Segundo ela, o ponto inicial de qualquer auxílio que ajude no fomento e melhoria na produção do fruto para os agricultores tem relação direta com a Emater. A liderança enfatizou alguns dos projetos que devem movimentar o turismo da região e gerar emprego e renda aos moradores.
”A Emater nos fornece acesso a muitas políticas públicas que nem sabíamos que tínhamos direito. Esse mutirão de hoje foi uma grande mobilização dentro da nossa comunidade e vai nos ajudar a melhorar as nossas produções e com outros projetos, assim como melhorar as nossas economias. Moramos em um local estratégico, que liga pelo rio aos municípios de Marituba, Ananindeua, Belém, e isso facilita muito as nossas rotas de entrada e saída, assim como atrai turistas. Queremos fazer um trabalho voltado para o turismo também. Tudo em benefício para a nossa comunidade, com emprego e renda para nós”, ressaltou a liderança.
Cerca de doze técnicos dos dois escritórios locais participaram do cadastro dos produtores, oferecendo auxílio e informações, esclarecimentos de dúvidas e levantamento de dados para a emissão das documentações, tudo gratuito.

“Todos os serviços são totalmente gratuitos, oferecidos pelo Governo do Pará. Desde a visita nas propriedades, elaboração de documentos, de projetos, entre outros serviços oferecidos pela Emater. Esse mutirão é resultado de uma ação voltada para os agricultores rurais do entorno da avenida Liberdade. Estamos atuando com eles aqui nessa região há cerca de três anos, trazendo atendimentos e assistência técnica aos produtores. O intuito agora é aumentar a produção de CAF, para que ele intensifique sua produção, em especial, com o açaí e com o cacau, através do crédito rural”, explicou o supervisor regional das Ilhas, Renato Barata.