Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Governo do Pará reúne juventude para traçar estratégias de mobilização para a COP 30

Na Semana da Juventude, reunião apresentou planejamento e a mobilização para a realização de uma agenda unificada

Por Ascom (Governo do Pará)
14/08/2025 10h17

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh), realizou uma reunião de ação e mobilização da juventude para a 30ª Conferência das Nações Unidas Sobre Mudança Climática (COP 30). O encontro aconteceu na tarde da quarta-feira (13). 

O evento, realizado no auditório da Seirdh, ocorreu em alusão ao Dia Internacional da Juventude, comemorado no dia 12 de agosto, e marcou o início do processo de mobilização unificada das juventudes paraenses com foco na COP 30.

Durante a reunião, os coletivos de juventude, que já têm um planejamento de ações para a COP 30, fizeram uma breve apresentação para as juventudes. Em seguida, foram traçadas estratégias para a formação de uma agenda unificada para as juventudes no período do evento.

“Em novembro, Belém será a capital do mundo para as discussões climáticas, sediando a COP 30. Isso significa que teremos a chance histórica de mostrar que a Amazônia não é apenas um tema das conferências, é o lugar onde as soluções precisam nascer e acontecer. E é fundamental que nós, juventudes, estejamos no centro dessa construção. Não só como plateia, mas como protagonistas. Que nossos jovens pesquisadores, empreendedores, artistas, ativistas, lideranças comunitárias possam apresentar soluções, denunciar injustiças e propor caminhos para o fim da crise climática”, explica o gerente de Promoção dos Direitos da Juventude da Seirdh, Júnior Martins.

O estudante de jornalismo e representante da “Juventude PCD”, Willian Andrey, destaca a importância das demandas da juventude, que representa mais de 25% da população paraense. “É justo que nós estejamos aqui debatendo, mostrando as nossas visões, até mesmo as necessidades que precisam ser ajustadas para que uma grande parcela dessa juventude possa se fazer presente. Já temos grande participação em grandes conquistas da sociedade, então não é só enquanto meio ambiente, não só enquanto clima, mas sim como participação”, enfatiza.

Willian Andrey parabenizou a iniciativa do Governo do Estado de abrir um espaço para ouvir as demandas da juventude e os projetos de cada movimento. Segundo ele, é um momento importante para saber o que outros movimentos, artistas, iniciativas privadas e o próprio Estado estão planejando a fim de que possam ocorrer ações e atividades integradas.

“Eu acho que se tudo casa são propostas que acabam se integrando quando um tem uma proposta de um determinado evento, um tem um turismo e muitas vezes tem a demanda do empreendedorismo, do artista, acaba mostrando um outro lado pelas mãos da juventude civil, com o poder público, um evento muito mais organizado. É o momento que nós precisávamos para que os projetos pudessem ser integrados”, ressaltou.

Ações voltadas às juventudes
À Seirdh está vinculada também o Conselho de Juventude do Estado do Pará (Cojuepa) que passa, atualmente, por um processo de reestruturação do decreto de sua criação para atender adequações administrativas. A partir disso, será estruturado o processo eleitoral para o lançamento de edital a fim de eleger os representantes da sociedade civil durante o próximo biênio.

“Em 2023 reativamos o Cojuepa, realizamos as conferências locais, municipais e estadual de Juventude, contribuindo para um processo histórico que não acontecia há mais de cinco anos”, pontua Júnior Martins.

Desde o início do ano de 2025, o Pará passou de três para dez gestores municipais de juventude. Além disso, a Seirdh promoveu iniciativas de formação na área do empreendedorismo com o programa “Juventude Empreendedora”, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA), formando mais de 100 jovens nos últimos seis meses de 2024.

Além disso, a Secretaria difundiu informação sobre os direitos da juventude no programa “Se Liga Juventudes”, distribuindo mais de dez mil estatutos da Juventude e cinco mil informativos do programa “ID Jovem do Governo Federal”. Ainda em 2024, a Seirdh também realizou o “Pré-Summit do Y20”, maior evento de Juventudes da região Norte, reunindo mais de 1.200 pessoas, entre jovens do Pará, delegações nacionais e internacionais. Já em 2025, em parceria com o Governo Federal e a Prefeitura de Marituba, a Secretaria realizou a Caravana da Juventude, onde as juventudes organizadas do Pará puderam contribuir com a elaboração do Plano Nacional de Juventude.

Mês da Juventude
Além da realização da reunião desta quarta-feira, 13, a Seirdh participou, na última segunda-feira, 11, como correalizadora, na Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa), de sessão solene organizada em parceria com a Comissão de Direitos Humanos. Nesta quinta-feira, dia 14, a secretaria participa, também como correalizadora, de solenidade para a juventude de Belém.

No dia 19, a Seirdh realiza palestra sobre juventude e COP 30 na Usina da Paz de Castanhal. Por fim, no dia 25, a secretaria estará no município de Ponta de Pedras na sessão de institucionalização da Semana da Juventude.

Texto de Fernanda Graim / Ascom Seirdh