IOE lança trilogia infantil sobre meio ambiente na Feira Pan-Amazônica do Livro
Obra de Heliana Barriga, publicada pela Editora Dalcídio Jurandir, destaca temas ambientais e valorização da Amazônia
A Imprensa Oficial do Estado (IOE) realizou o lançamento da trilogia ambiental Meu Livro Caiu, da escritora paraense Heliana Barriga, durante a 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada em Belém. Publicada pelo selo Editora Dalcídio Jurandir, da própria IOE, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Pará com a valorização da literatura regional e da educação ambiental.

Aos 75 anos e com mais de 60 publicações ao longo de cinco décadas de carreira, Heliana Barriga utiliza a trilogia para abordar, de forma lúdica e educativa, temas como desmatamento, inundações e preservação da natureza. As histórias são narradas sob a perspectiva de animais da fauna amazônica, despertando a consciência ecológica entre os pequenos leitores. As ilustrações são assinadas por Edilberto Silva, servidor da IOE.
Educação ambiental desde a infância
Durante o lançamento, o presidente da IOE, Jorge Panzera, destacou a importância da obra em um momento estratégico para o estado.

“A temática ambiental é muito importante, especialmente neste ano em que o Pará se prepara para sediar a COP 30. Nossa alegria é enorme por esta parceria com a Heliana Barriga e também por este ser um livro voltado às crianças, ajudando a despertar desde cedo a consciência ambiental e o gosto pela leitura”, afirmou.
Valorização da cultura e autores paraenses
O estande da IOE também atraiu o público interessado na produção cultural local. A professora e pesquisadora Loana Oliveira elogiou a proposta da editora.

“O estande da Imprensa Oficial chama atenção pela valorização dos autores do Pará e das temáticas regionais. Encontrei aqui obras que dialogam diretamente com meus estudos sobre o corpo amazônida e a cultura popular”, destacou.