Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA E DIVERSÃO
English Version

IOE lança trilogia infantil sobre meio ambiente na Feira Pan-Amazônica do Livro

Obra de Heliana Barriga, publicada pela Editora Dalcídio Jurandir, destaca temas ambientais e valorização da Amazônia

Por Danilo Lima (IOE)
18/08/2025 22h39

A Imprensa Oficial do Estado (IOE) realizou o lançamento da trilogia ambiental Meu Livro Caiu, da escritora paraense Heliana Barriga, durante a 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, realizada em Belém. Publicada pelo selo Editora Dalcídio Jurandir, da própria IOE, a iniciativa reforça o compromisso do Governo do Pará com a valorização da literatura regional e da educação ambiental.

O presidente da IOE, Jorge Panzera, a escritora Heliana Barriga e o coordenador da Editora Dalcídio Jurandir.

Aos 75 anos e com mais de 60 publicações ao longo de cinco décadas de carreira, Heliana Barriga utiliza a trilogia para abordar, de forma lúdica e educativa, temas como desmatamento, inundações e preservação da natureza. As histórias são narradas sob a perspectiva de animais da fauna amazônica, despertando a consciência ecológica entre os pequenos leitores. As ilustrações são assinadas por Edilberto Silva, servidor da IOE.

Educação ambiental desde a infância

Durante o lançamento, o presidente da IOE, Jorge Panzera, destacou a importância da obra em um momento estratégico para o estado. 

Heliana Barriga durante o lançamento da trilogia Meu Livro Caiu, ao lado do presidente da IOE, Jorge Panzera.

“A temática ambiental é muito importante, especialmente neste ano em que o Pará se prepara para sediar a COP 30. Nossa alegria é enorme por esta parceria com a Heliana Barriga e também por este ser um livro voltado às crianças, ajudando a despertar desde cedo a consciência ambiental e o gosto pela leitura”, afirmou.

Valorização da cultura e autores paraenses

O estande da IOE também atraiu o público interessado na produção cultural local. A professora e pesquisadora Loana Oliveira elogiou a proposta da editora. 

A escritora Heliana Barriga apresenta a trilogia ambiental Meu Livro Caiu, lançada pela Editora Dalcídio Jurandir, da IOE.

“O estande da Imprensa Oficial chama atenção pela valorização dos autores do Pará e das temáticas regionais. Encontrei aqui obras que dialogam diretamente com meus estudos sobre o corpo amazônida e a cultura popular”, destacou.