Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Moradores do Guamá formam primeira comissão de acompanhamento de obras da Cosanpa

Grupo fará monitoramento de melhorias em desenvolvimento no sistema de abastecimento de água do bairro mais populoso da capital paraense

Por Marcelo Leite (COSANPA)
20/08/2025 13h20

Após assembleia realizada na terça-feira (19), moradores do bairro Guamá, em Belém, definiram quem serão os integrantes da Comissão de Acompanhamento de Obras (CAO) do  Projeto de Desenvolvimento do Saneamento do Pará (Prodesan Pará). Formada por sete moradores, a Comissão será a representação da comunidade no monitoramento da evolução dos trabalhos e na relação com a Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), que é a executora do Projeto. 

A definição dos representantes da Comissão foi feita por meio de eleição entre os moradores que participaram da assembleia e se voluntariaram ao cargo. Moradora do Guamá há mais de 20 anos, Roselene Machado foi uma das escolhidas para a Comissão e falou sobre a importância da participação da comunidade no Projeto. “Moro aqui há anos e nunca tivemos a oportunidade de participar de um momento como esse, que valoriza a representatividade dos moradores e escuta o que queremos para o bairro. Espero poder contribuir de alguma forma com o projeto e a melhora da qualidade de vida do Guamá. 

Coordenadora do Prodesan Pará, Tatiana Costa destacou que a participação de moradores será fundamental em todas as obras previstas no Projeto. “Está é a primeira Comissão de Acompanhamento de Obras do Prodesan. Um marco para a Cosanpa e para as comunidades contempladas que serão ouvidas em um canal de comunicação direta com a Companhia”, disse Tatiana.

Além do Guamá, outros sistemas de abastecimento de água de Belém, Ananindeua e Marituba também receberão intervenções para ampliar a capacidade de atendimento à população e melhoria da infraestrutura. Para o sistema que atende o bairro do Guamá, os investimentos serão direcionados para a construção de uma nova estação elevatória, reservatórios apoiado e elevado, subestação elétrica e revitalização do reservatório já existente, com serviços de impermeabilização, pintura e limpeza.

As obras serão realizadas dentro das áreas operacionais da Cosanpa e, após a conclusão, a capacidade de reservação de água no setor aumentará em 70%, o que permitirá melhorar o fornecimento, especialmente em pontos mais distantes da rede, onde a pressão é menor e o abastecimento é reduzido.

Sobre o Prodesan Pará - O Prodesan é um projeto de múltiplas obras, e contempla obras de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Belém, Ananindeua e Marituba, beneficiando mais de 1 milhão de pessoas. Entre as intervenções previstas, estão a implantação de novas adutoras, redes de distribuição, ligações intradomiciliares e a construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto. O objetivo é modernizar e ampliar o sistema de saneamento, garantindo mais eficiência no atendimento e melhor qualidade de vida à população. O Prodesan também prevê investimentos na inovação tecnológica e eficiência operacional da Cosanpa.