Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
BAIXO AMAZONAS
English Version

Fundação Cultural do Pará inscreve para oficinas em Santarém, até sábado (23)

Total de 285 vagas estão disponíveis nas áreas da cultura, educação e iniciação profissional

Por Aycha Nunes (FCP)
20/08/2025 12h07

Entre os dias 25 e 29 de agosto, Santarém recebe uma série de atividades gratuitas promovidas pela Fundação Cultural do Pará (FCP), por meio do programa FCP Por Todo Pará. Para participar é preciso preencher formulário eletrônico , acesse aqui, até o próximo sábado (23).

São ofertadas 285 vagas distribuídas em 10 cursos nas áreas de capacitação profissional, gestão, literatura, produção audiovisual, artes cênicas, economia criativa e sustentabilidade sociocultural. 

Ao longo da semana, as aulas vão ocorrer em diferentes espaços públicos e com turmas pela manhã, tarde e noite. “O objetivo é facilitar o acesso ao maior número possível de pessoas”, afirma o presidente da Fundação Cultural do Pará, Thiago Miranda.

Entre os cursos ofertados, à noite, está o primeiro módulo da oficina de “Atuação para Linguagem no Audiovisual”, que será ministrada pelo ator, roteirista, diretor e produtor, Dario Jaime de Sousa, e pelo mestre em artes, iluminador cênico e ator, Markson de Moraes. As aulas serão realizadas, das 18h às 22h, na Casa da Cultura. Podem participar artistas e profissionais das artes cênicas com ou sem experiência na linguagem audiovisual.  

Também na Casa da Cultura, com turma, das 17h às 22h, a FCP promove a oficina “Roteiro para Documentário” que será ministrada pelo artista e pesquisador, mestre em cinema documentário pela Universidad del Cine, Buenos Aires-Argentina, Felipe Pamplona. Podem participar estudantes e profissionais de artes visuais. É desejável que os participantes possuam ideia ou projeto em andamento. 

A produção de conteúdo audiovisual usando as mídias móveis como suporte será o tema da oficina “Produção de Conteúdo Digital em Dispositivos Móveis”. O objetivo é oferecer diversas oportunidades para produtores, criadores de conteúdo, empresas e detentores de marcas, oferecendo as ferramentas básicas de criação e edição de conteúdo. As aulas ocorrerão no Theatro Victória, de 9h às 13h. 

Sustentabilidade - A oficina “Arte e Sustentabilidade com Reaproveitamento de Plástico” abordará a fusão entre a sustentabilidade e a moda por meio do reaproveitamento do plástico para a criação de tecidos e acessórios, como sapatos, bolsas e adornos para cabelo. Abordagem, conhecida como upcycling, reduz a dependência de recursos fósseis, diminui emissões de CO₂, e minimiza o lixo em aterros, promovendo a economia circular e incentivando a criatividade na indústria da moda. 

Sustentabilidade e economia também estarão em foco no curso “Economia Criativa e Sustentabilidade” que tem o objetivo de estabelecer relação entre o fazer cultural da região e a política de economia da cultura ou economia criativa na perspectiva de habilitar os fazedores de cultura e artista para a identificação de oportunidades de geração de renda e trabalho no setor cultural.

No Centro Cultural João Fona, haverá a oficina “Confecção de Livros Artesanais como Escrita Criativa” que pretende apresentar um novo olhar para, e sobre, esse objeto a partir da criação e da experimentação com a materialidade e com algumas possibilidades estruturais desse livro, propondo um diálogo entre a criação escrita e a construção de objetos-livros.

Inclusão - Na Escola de Artes Prof. Emir Hermes Bemerguy, haverá oficina de Dança Inclusiva para públicos distintos. Das 14h às 17h, para pessoas a partir de 12 anos com ou sem experiência na dança. E, das 18h às 21h, o curso terá como público alvo educadores. 

As aulas serão ministradas pela professora Jeniffer Soares, instrutora e coreógrafa de Jazz dance, dança inclusiva, dança moderna e paradança (dança em cadeira de rodas). Ele ressalta que "a atividade busca promover o acesso à arte do movimento para pessoas com e sem deficiência, respeitando as singularidades de cada corpo e ampliando os horizontes da expressão artística na região amazônica”.

Encontro com Gestores -  A programação do FCP Por Todo Pará envolve ainda o "Encontro com Gestores Públicos e Parlamentares (EGPP)". O evento chega à quarta edição fortalecendo as ações da Fundação Cultural do Estado do Pará, na área do livro, leitura e bibliotecas, por meio do diálogo com gestores municipais para o fortalecimento e reabertura de bibliotecas públicas. O encontro será no dia 26, no auditório da Casa da Cultura. O EGPP é realizado em parceria com o Ministério da Cultura. 

Voltado para gestores, técnicos e assessores haverá o  “Workshop: Orientações para a Celebração de Convênios com Recursos Estaduais” e a oficina “Gestão de Bibliotecas”. O primeiro tem como objetivo orientar gestores e agentes culturais sobre os procedimentos legais e operacionais para a formalização de convênios com recursos estaduais no âmbito da Fundação Cultural do Pará. O segundo visa capacitar os participantes para o planejamento, organização, gestão e avaliação de  serviços e rotinas em uma biblioteca pública e comunitária, visando a otimização de seus recursos e serviços.

Serviço FCP Por Todo Pará: 
Local: Santarém 
Período: 25 a 29 de agosto
Inscrições gratuitas até dia 23/08, acesse aqui.