Santa Casa do Pará inicia ações do Grupo de Apoio à Amamentação na Casa da Gestante
Maior maternidade do Estado, a Santa Casa busca fortalecer o vínculo da mãe com o bebê. Com o Game, vai proporcionar a gestantes e puérperas acesso a informações sobre amamentação.

Promovida pela Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), uma ação lúdica e informativa sobre amamentação foi realizada na manhã desta quarta (20), direcionada a gestantes de alto risco que fazem acompanhamento na Casa da Gestante, vinculada à instituição. A ação é alusiva ao "Agosto Dourado", mês dedicado a promover a amamentação e a conscientizar sobre sua importância para a saúde do bebê.
“São ações que a gente quer fazer de educação e saúde para fortalecer o vínculo da mãe com o bebê, e também a importância do aleitamento materno, para apoiar essas mães que precisam. Além disso, promove a troca de experiência entre elas, dá a oportunidade de tirar as dúvidas e de uma ajudar a outra com a experiência”, explicou a enfermeira obstetra Luzia Ribeiro.

Internada na Santa Casa desde 14 de julho, Bruna Rodrigues espera a chegada de seu primeiro filho e aproveita para aprender mais sobre a alimentação da criança. “Para mim, que sou mãe de primeira viagem, foi tudo muito produtivo. Vou usar cada detalhe na amamentação do meu bebê em relação à conexão, em relação a essa troca que a gente vai ter. Tudo foi muito importante. Está sendo um processo difícil devido a minha gestação ser de alto risco, por isso eu estou aqui na Santa Casa sendo acompanhada. Mas eu vou levar tudo e guardar da melhor maneira possível”, disse Bruna.

Grupo de Apoio - A atividade, que teve o apoio da Associação de Doulas do Pará (Adoupa), também marca o início das ações do Grupo de Apoio à Amamentação da Santa Casa (Game), que vai proporcionar a gestantes e puérperas o acesso a informações sobre amamentação, por meio de palestras ministradas por profissionais de saúde qualificados, como enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, médicos e assistentes sociais, e ainda por consultoras de amamentação.

“A Santa Casa está ampliando essa promoção do aleitamento materno trazendo também outras gestantes e puérperas de fora, que possam participar, para que essa mãe que está com o seu bebê saiba onde procurar ajuda quando tiver dificuldade de amamentar. A gente já quer prevenir as dificuldades de amamentação desde a gestação, e também poder falar de doação de leite”, ressaltou Vanda Marvão, nutricionista do Banco de Leite Humano da Santa Casa.
O Game tem como público-alvo gestantes, puérperas e seus familiares, internos e externos à Santa Casa. O objetivo é promover o aleitamento materno exclusivo até os seis meses do bebê, e continuado até 2 anos ou mais, fornecendo informações e suporte às gestantes, puérperas e à rede de apoio.
As palestras sobre aleitamento materno promovidas pelo grupo estão previstas para ocorrer duas vezes ao mês, na Santa Casa. As datas de realização em setembro serão divulgadas na primeira semana do mês, nos canais de comunicação da instituição.