Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ORIENTAÇÃO E ACOLHIMENTO
English Version

Hospital Regional do Tapajós promove ação do Agosto Lilás com foco no enfrentamento à violência contra a mulher

Atividade reuniu colaboradoras, acompanhantes e autoridades para sensibilizar sobre a prevenção e o combate à violência doméstica em Itaituba

Por Ascom (Governo do Pará)
20/08/2025 16h28

Nesta quarta-feira, dia 20, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba, no sudoeste do Pará, realizou uma programação alusiva ao Agosto Lilás, campanha nacional dedicada à conscientização pelo fim da violência contra a mulher. A atividade reuniu colaboradoras de diferentes áreas assistenciais, acompanhantes de pacientes e representantes de instituições ligadas à rede de proteção.

A programação contou com a presença da delegada da Mulher, Rânely Cruz, a coordenadora municipal de Políticas Públicas para as Mulheres, Antonieta Lima, além da guarnição da Patrulha da Mulher da Polícia Militar, representada pela cabo Milena e pelo cabo Glauber. A coordenação das atividades foi realizada pela analista de humanização do hospital, Maria de Lurdes.

De acordo com dados do hospital, que tem perfil de atendimento em traumatologia e obstetrícia de alto risco, 77 casos de violência foram notificados no primeiro semestre deste ano. Desses, 14 foram de violência doméstica contra mulheres: sete praticados por companheiros (namorados ou esposos) e outros sete por familiares ou conhecidos, como irmãos, filhos(as) e amigos(as).

Para a analista de Humanização, Maria de Lurdes, a mobilização dentro da unidade de saúde foi um momento de aprendizado coletivo. “Essa programação foi pensada para orientar e acolher. Quando falamos sobre violência, ajudamos a romper o silêncio e mostramos que existe uma rede de apoio preparada para amparar essas mulheres”, destacou.

Entre as participantes, a acompanhante de paciente, Cancionila Cristina da Silva , reforçou a importância da iniciativa. “Foi muito esclarecedor. Muitas vezes a gente conhece alguém que passa por violência, mas não sabe como ajudar. Aqui aprendi que denunciar pode salvar vidas”, afirmou.

Já a delegada da Mulher, Rânely Cruz, lembrou que a conscientização é fundamental para mudar a realidade. “Precisamos falar cada vez mais sobre violência doméstica. A informação é a principal ferramenta para que as mulheres reconheçam situações de abuso e busquem ajuda”, ressaltou.

A iniciativa reforça o compromisso do Hospital Regional do Tapajós e do Governo do Pará em promover ações de humanização e prevenção à violência, contribuindo para a construção de uma rede de apoio cada vez mais efetiva às mulheres da região.

Texto: Sammya Ferreira - ASCOM/ HRT