Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Passeio Terapêutico leva esperança e bem-estar a crianças no Regional de Marabá

Ação com pacientes da Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica, setor de média e alta complexidade, promove saídas monitoradas para humanizar o cuidado

Por Ascom (Governo do Pará)
21/08/2025 08h52

O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso (HRSP), em Marabá, tem transformado a rotina das crianças internadas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica com o projeto “Passeio Terapêutico”. Conduzida pelo serviço de Fisioterapia, a iniciativa oferece breves momentos ao ar livre nas áreas externas do hospital, o que traz leveza ao tratamento e impacto positivo no humor e no bem-estar dos pequenos pacientes.
 
Moisés dos Santos, 2 anos, morador de Curionópolis, na região de Carajás, ficou 15 dias internado na UTI Pediátrica da unidade do Governo do Pará, participou de um dos passeios ao lado da mãe, Jaciany dos Santos. Ela resumiu o efeito da experiência na vida do filho.  
 
“Meu filho ficou tão feliz em sair um pouco do quarto e ver o céu, sentir o vento. Ele já estava há muitos dias internado e poder dar uma volta, ver o movimento, foi especial. É um cuidado que vai além do tratamento médico e traz esperança”, reconheceu Jaciany.
 
Já Francinete Souza, moradora de Itupiranga, na região do Lago de Tucuruí, mãe de Júlio Cezar, de apenas quatro meses, internado há nove dias na UTI Pediátrica, celebrou a experiência. “Ver meu filho sorrir e se distrair fora da UTI, renova nossas forças. Esses momentos mostram o quanto a equipe se dedica não apenas ao tratamento, mas no cuidado humano, olhando para nossas crianças com carinho e sensibilidade”, destacou emocionada a mãe.  
 
Como funciona
 
A iniciativa, realizada no hospital, sob gestão do Instituto de Saúde Social e Ambiental da Amazônia (ISSAA) em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa), visa humanizar o atendimento, oferecer bem-estar e contribuir para a recuperação das crianças que enfrentam longos períodos de internação na UTI Pediátrica da unidade.
 
Segundo Thaynara Mesquita, responsável pelo serviço de Fisioterapia na unidade, o projeto alia técnica e sensibilidade. “No passeio terapêutico proporcionamos às crianças da UTI estímulos diferentes dos que encontram no leito. Realizamos o transporte seguro, controlamos os parâmetros clínicos e permitimos contato com o ambiente externo, contribuindo para o bem-estar físico e emocional”, afirmou.
 
A fisioterapeuta acrescenta que a experiência também fortalece o vínculo entre as famílias e a equipe de saúde. “Cada sorriso, cada olhar de alegria dessas crianças confirma que estamos no caminho certo. São gestos simples, mas capazes de transformar a rotina hospitalar e acelerar a recuperação. É a prova de que o cuidado humano pode ser tão terapêutico quanto qualquer procedimento clínico”, concluiu.
 
O projeto conta com a dedicação dos fisioterapeutas Emilly Farias, Luciana Silvestre e Ueliton Sirqueira, que se unem para transformar cada passeio em um gesto de cuidado e esperança. Juntos. Os profissionais demonstram que a atenção integral à saúde vai além dos procedimentos clínicos, alcançando as famílias e tornando o tratamento mais humano e acolhedor.
  
Referência pediátrica
 
O Hospital Regional do Sudeste do Pará – Dr. Geraldo Veloso, em Marabá, é referência em média e alta complexidade infantil. A unidade dispõe de UTI Pediátrica e UTI Neonatal, ambas com nove leitos, além de 11 leitos de enfermaria para cuidados intermediários. Ao todo, o hospital tem 135 leitos, sendo 97 de internação clínica e 38 de UTI, com atendimento 100% gratuito pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Texto de Ederson Oliveira