Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MUNDO LITERÁRIO
English Version

Feira do Livro e das Multivozes impulsiona a venda de lembrancinhas literárias 

Além dos ‘patinhos literários’, itens como ecobags, bottons, canecas e marcadores de página fazem sucesso entre os visitantes 

Por Giovanna Abreu (SECOM)
21/08/2025 16h30

Ecobags com frases literárias, bottons, canecas e marcadores de páginas personalizados, além dos ‘patinhos literários’, ganham destaque entre as principais lembrancinhas comercializadas nos estandes da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, promovida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult).

“Além dos livros, o público procura bastante outros produtos relacionados ao mundo literário, inclusive, para guardar como memória afetiva de cada edição da Feira do Livro. Aquela lembrança estará relacionada a um passeio em família, com pessoas queridas ou mesmo sozinha nesse espaço, que é tão acolhedor e agregador. Os livros e esse universo provocam esses sentimentos de se sentir abrigado”, ressalta a livreira da Selecta Livros, Monique Farias.

A professora de geografia da rede estadual de ensino, Conceição Rosa, acredita que os produtos ajudam a fortalecer e incentivar a aproximação dos visitantes com a literatura. “Os livros ajudaram a construir a pessoa e a profissional que eu sou e sabendo da importância deles trouxe minha enteada para que o universo literário também faça parte da vida dela. Esses objetos lúdicos, a exemplo de ecobags com frases de autores, estimulam o imaginário e provocam a aproximação com o mundo literário”, conta.

Há cinco edições, a Guarderia Souvenirs Literários, loja virtual de Fortaleza, vende lembrancinhas relacionadas ao mundo literário na Feira do Livro e das Multivozes do Pará. “Os nossos produtos entregam a identidade do cliente, temos uma grande diversidade de bottons e marcadores de páginas, sobretudo, de autores nacionais e paraenses, que funcionam como mais uma forma de incentivar a leitura. Costumo dizer que presentear com livros é um incentivo, mas você usar uma ecobag ou outros produtos desse universo faz reverberar mais ainda a literatura”, afirma Augusta Carneiro, gerente da loja. 

A estudante universitária, Lívia Dickson, acredita que comercializar outros produtos literários, para além dos livros, é estratégico, especialmente, para chamar a atenção do público infanto-juvenil. “Os jovens precisam de estímulos para largar o celular e se aproximar mais dos livros. Acredito que ao participarem da Feira, os produtos podem funcionar como uma ponte para o mundo literário, para entrarem nesse mundo tão especial”, finaliza.

Serviço - A 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes acontece de 16 até a próxima sexta-feira (22), das 9h às 22h, com entrada até às 21h, no Hangar Convenções e Feiras, em Belém.