Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
INOVAÇÃO E OPORTUNIDADES
English Version

PCT Guamá recebe visita de comitivas do IFPA Castanhal e IFMA Viana do Maranhão

Encontro reuniu cerca de 100 participantes, entre alunos e técnicos das duas instituições na sede do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá

Por Sérgio Moraes (PCTGuamá)
22/08/2025 09h36
Alunos tiveram contato com profissionais que desenvolvem pesquisas e práticas em Telecomunicações, Automação e Eletrônica

O Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá recebeu, na quinta-feira (21), delegações do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Castanhal, e do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), campus Viana. Ao todo, cerca de 100 participantes, entre estudantes dos níveis médio e técnico e docentes, participaram da visita.

A programação começou com a apresentação institucional do PCT Guamá e da Fundação Guamá, seguida da Inteceleri, empresa residente especializada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para a educação. Na sequência, o grupo do IFPA conheceu as instalações e projetos da S&L Engenharia, enquanto os visitantes do IFMA tiveram contato com o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse) e o Laboratório de Engenharia Biológica (Engebio), ambos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e localizados no complexo de inovação.

Alunos conheceram o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Automação e Eletrônica (Lasse) e o Laboratório de Engenharia Biológica (Engebio), Universidade Federal do Pará (UFPA), no PCT.

“Foi um momento de aprendizado e inspiração, permitindo que nossos estudantes vivenciassem um ambiente que respira tecnologia, empreendedorismo e inovação. Agradecemos imensamente a toda a equipe do PCT Guamá pela recepção calorosa e pela oportunidade de proporcionar essa experiência, que certamente ampliará horizontes e motivará novos projetos”, destacou o professor de informática do IFPA, Diego Smith.

Para a professora de informática do IFMA, Elisiane Soares, a visita foi uma oportunidade de conhecer de perto projetos inovadores desenvolvidos no Parque. “Sem dúvida, foi uma experiência enriquecedora para docentes e, principalmente, para nossos estudantes, pois proporcionou uma visão além da sala de aula, mostrando na prática como as teorias ensinadas se conectam a soluções reais que impactam a sociedade”.

Como agendar visitas

Instituições interessadas em conhecer o PCT Guamá podem agendar visitas guiadas pelo e-mail [email protected]. As excursões são gratuitas, mediante agendamento prévio, e incluem palestra institucional e roteiro personalizado conforme o interesse do grupo. O Parque recebe visitas de instituições acadêmicas, comitivas públicas e privadas e investidores que buscam conhecer projetos sustentáveis e inovadores.

Referência em inovação na Amazônia

O PCT Guamá é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com as parcerias da UFPA e Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), e gestão da Fundação Guamá.

É o primeiro parque tecnológico da região Norte do Brasil, e visa estimular a pesquisa aplicada e o empreendedorismo inovador e sustentável, a fim de melhorar a qualidade de vida da população.

Localizado às margens do Rio Guamá, que dá nome ao complexo, o PCT está situado entre os campi das duas universidades, e conta com um ecossistema rico em biodiversidade, estendendo-se por 72 hectares, destinados a edificações e à Área de Proteção Ambiental (APA) da Região Metropolitana de Belém.

O complexo é composto por mais de 30 empresas residentes (instaladas fisicamente no Parque), mais de 40 associados (vinculados ao Parque, mas não fisicamente instalados), 12 laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de processos e produtos, e a Escola Estadual de Educação Tecnológica (EETEPA) Doutor Celso Malcher.

O PCT Guamá integra a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) e International Association of Science Parks and Areas of Innovation (Iasp), e faz parte do maior ecossistema de inovação do mundo.