Hospital Jean Bitar distribui 'Guia Rápido para Acompanhantes sobre Lesão por Pressão'
A iniciativa visa orientar familiares e acompanhantes de pacientes sobre prevenção, identificação e cuidados básicos em relação às lesões
A Comissão de Curativos, em parceria com a equipe de Enfermagem do Hospital Jean Bitar (HJB), em Belém, iniciou na manhã desta sexta-feira (22) a distribuição do “Guia Rápido para Acompanhantes sobre Lesão por Pressão (LPP)” em todos os leitos da instituição.
O material contém orientações a familiares e acompanhantes de pacientes sobre a prevenção, identificação e cuidados básicos em relação às lesões por pressão, condição comum em pessoas que permanecem por longos períodos acamadas, e que podem comprometer a qualidade de vida dos usuários.

O guia apresenta informações essenciais, como o que são as lesões por pressão e seus estágios; cuidados diários com a pele dos pacientes; recomendações para higiene e hidratação e orientações sobre mudança de posição na cama.
O guia alerta ainda sobre sinais de risco, com alerta para acionar imediatamente as equipes médica e de enfermagem diante de qualquer indício de lesão.

Segundo a enfermeira e presidente da Comissão de Curativos, Raquel Oliveira, a iniciativa reforça o compromisso da instituição com a humanização do cuidado e a segurança do paciente. “Criamos o conteúdo com o intuito de reduzir, cada vez mais, o índice de lesão por pressão, dando mais conhecimento não somente para a equipe multiprofissional, mas também para o paciente e seu acompanhante”, destacou a profissional.
Prevenção - O Hospital Jean Bitar prossegue promovendo práticas educativas e assistenciais que fortalecem a prevenção de complicações e o protagonismo das famílias no processo de cuidado. “Nós já tínhamos essa precaução, mas a ação veio fortalecer. Claro que vamos multiplicar esse conhecimento para outros, pois o paciente fazer um tratamento e adquirir outro não é legal”, disse Jorgiovana Mendonça, 54 anos, moradora de Belém, que está acompanhando o marido, que fez biópsia da cervical e está internado no HJB.
A gerente Assistencial da unidade, Alexandra do Carmo, enfatizou que a finalidade “é fortalecer a parceria entre os profissionais do Hospital e familiares dos pacientes, promovendo a humanização do cuidado e a recuperação integral do usuário. Cuidar é um ato de amor, e quando compartilhado, torna-se ainda mais eficaz”.
De janeiro a julho deste ano, o HJB realizou 1.898 internações, e registrou um índice de satisfação dos usuários de 94,17% somente em julho.

Serviço: O Hospital Jean Bitar pertence à rede de saúde pública do Governo do Pará, e é administrado pelo Instituto Nacional de Desenvolvimento Social e Humano (INDSH), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
O HJB presta assistência em média e alta complexidade na área ambulatorial e hospitalar para usuários transgêneros, e em clínica médica e cirúrgica para pacientes com doenças metabólicas e gastrointestinais. A unidade fica na Rua Cônego Jerônimo Pimentel, nº 543, no bairro Umarizal, em Belém.