Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Cosanpa firma protocolo de intenção para atuação social em obras de saneamento

Instituições de diferentes setores vão atuar em conjunto nas comunidades com obras da Companhia

Por Marcelo Leite (COSANPA)
23/08/2025 10h18
Camila Martins, da ONG Mandí, que aderiu como entidade parceira, por defender o diálogo entre poder público e sociedade

A Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa) recebeu a adesão de diferentes instituições da sociedade para participação no “Prodesan Cidadania”, iniciativa desenvolvida com o objetivo de promover ações de educação ambiental, inclusão social e empoderamento de mulheres e crianças que vivem nas áreas que serão atendidas pelo Projeto de Desenvolvimento do Saneamento do Pará (Prodesan Pará). 

A cerimônia de apresentação do Prodesan Cidadania para as instituições parceiras foi realizada, esta semana, na sede da Cosanpa, em Belém. Durante o encontro, foram detalhados os resultados das pesquisas realizadas em campo e como eles embasaram a construção dos eixos de atuação do projeto, que terá 76 escolas como pontos de referência e deve beneficiar cerca de 30 mil pessoas, com atividades de educação para cidadania, preservação ambiental, protagonismo feminino e letramento racial.

Camila Martins, da Organização Mandí, falou sobre o potencial de transformação do projeto a partir do protagonismo da comunidade. “Sem o engajamento comunitário, são múltiplas políticas públicas com pouca efetividade. Esse projeto se propõe a oferecer não só saneamento para as pessoas, mas também acesso às redes de fomento à igualdade de gênero, proteção do meio ambiente e resiliência climática, a partir de um diálogo direto com a comunidade”, disse Camila.

Além da Organização Mandí e da Prefeitura de Belém, outras instituições que aderiram ao projeto foram a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Núcleo de Prevenção e Enfrentamento à Violência de Gênero da Defensoria Pública do Estado (NUGEM - DPE), Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-PA), Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Pará (CAU-PA), Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar, no âmbito do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (CEVID - TJPA) e Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Executiva de Inclusão Produtiva. 

“Nossa palavra é de gratidão a todos que aderiram neste momento e àqueles que ainda estão em conversas para estar com a Cosanpa neste projeto que traz a cidadania no nome. Cidadania remete à dignidade e o saneamento, para além das obras, entrega para população água de qualidade e coleta e tratamento de esgoto. Mas esse legado será ampliado com a participação de cada parceiro com ações de educação, cuidado ambiental e da população”, destacou Vitor Borges, diretor financeiro da Cosanpa. 

Com as parcerias firmadas, as próximas ações do Prodesan Cidadania serão realizadas a partir da definição do cronograma de realização das atividades planejadas em conjunto com as comunidades visitadas.

Entre as ações estão: visitas guiadas à Estação Tratamento de Água Bolonha, Cine ambiental; Oficina de manejo de horta escolar, captação de água da chuva, reaproveitamento de materiais recicláveis; Plantio participativo de mudas de sombras e frutíferas para redução de ondas de calor; Palestras sobre dignidade menstrual, prevenção à violência de gênero e letramento racial, como parte do Pacto Pró-equidade Racial, do Tribunal de Contas do Estado (TCE), do qual a Cosanpa é signatária desde novembro de 2024.