Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Pronto Socorro Estadual aprimora assistência de urgência e emergência à população

Capacitação concluída neste sábado (23) qualifica atuação de profissionais do Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM) com ciclo de treinamentos

Por Joelza Silva (PSRM)
23/08/2025 19h18

Cerca de 100 profissionais do Pronto-Socorro Dr.Roberto Macedo (PSRM) participaram, na sexta-feira e neste sábado (23), do ciclo de capacitação em Suporte Básico e Avançado de Vida - Adulto e Pediátrico. A iniciativa, conduzida pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), tem o objetivo de contribuir para melhoria contínua do atendimento de urgência e emergência ofertado na unidade de saúde à população de Belém e região metropolitana.

A supervisora do Núcleo de Educação Permanente (NEP), Ádria Vanessa da Silva, afirma que "as técnicas abordadas no treinamento de Suporte Básico e Avançado de Vida, quando praticadas previamente e corretamente, podem salvar vidas e prevenir danos cerebrais em vítimas de parada cardíaca ou respiratória, aumentando as chances de sobrevivência do paciente, diminuindo o risco de complicações a longo prazo. Por isso que é tão importante a educação continuada em saúde", informa a enfermeira.

Aldenira Campos, acompanhante de Adriel Campos, de Outeiro, aprovou a iniciativa do hospital em treinar continuamente suas equipes que atuam direta e indiretamente no atendimento de urgência e emergência. “É bom saber que os profissionais estão sempre sendo preparados para nos atender, isso nos deixa mais confiantes no atendimento. Meu filho está sendo atendido agora, e estou aqui aguardando, e sei que posso confiar na equipe do hospital”, disse.

Chances de sobrevida  

Juliana Reis, médica residente em Pediatria, facilitadora do treinamento, destacou a importância da capacitação, exemplificando com situações que fazem parte do dia a dia de uma emergência pediátrica.

“A cada um minuto de uma criança em uma emergência cardiológica, com uma parada cardiospiratória, ela perde 10% da chance de sobrevida se não for reanimada. E quando reanimada, se não for adequadamente, essa taxa permanece. 

“A situação citada, como tantas outras com treinamentos práticos abordados durante esses dois dias, foi só para exemplificar o quanto é essencial que os profissionais que atuam em unidades de urgência e emergência, estejam preparados para iniciar uma abordagem rápida e assertiva, como nesse caso, onde o profissional terá que agir nos primeiros 10 segundos de deterioração clínica do paciente, pois isso irá repercutir na taxa de sobrevida e na taxa de sucesso do tratamento do paciente”, informa a médica.

Suporte Avançado de Vida 

De acordo com Santiago Servim, médico cirurgião geral, facilitador do treinamento Suporte Avançado de Vida, o conjunto de protocolos e habilidades que vão além do Suporte Básico de Vida, é focando em salvar vidas através de intervenções médicas mais sofisticadas em situações de emergência, como a Parada Cardiorrespiratória (PCR). ”O treinamento abordou procedimentos invasivos como a desfibrilação, acesso venoso e administração de medicamentos, dispositivos de via aérea avançada, e monitorização contínua, para profissionais de saúde que atuam ambientes de emergência. 

Assistência direta e indireta 

“Consegui agregar muitos conhecimentos com o treinamento, que foi super importante, pois o que foi abordado faz parte do nosso dia a dia. O que aprendi vai contribuir para a oferta de uma assistência mais qualificada ainda”, pontuou a enfermeira Leiciane Soares.

De acordo com o diretor-geral, Carlos Vinicius Ribeiro Quadros, o treinamento em Suporte Básico e Avançado de Vida é essencial não só para profissionais que atuam diretamente com a assistência direta à saúde, mas também para o que atuam indiretamente.

“Além do treinamento ter sido indispensável para os profissionais que atuam diretamente com assistência de urgência e emergência, também foi importante para recepcionistas, maqueiros e agentes de portaria, que podem se deparar, a qualquer momento, com situações que exigirão deles alguns conhecimentos, que terão que colocar em prática de forma ágil e eficaz, para a manutenção da vida”, destaca o gestor.

Serviço: O PSRM dispõe de 119 leitos, distribuídos entre os setores de pronto atendimento adulto e pediátrico, internação e Unidades de Terapia Intensiva (UTIs). A unidade também conta com seis salas cirúrgicas totalmente equipadas, aptas a realizar procedimentos de média e alta complexidade, inclusive videocirurgias minimamente invasivas, que aceleram o tempo de recuperação dos pacientes.

Administrado pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), o hospital é um dos pilares da reestruturação da saúde pública promovida pelo Governo do Pará.