Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Salão Nacional revela a diversidade cultural e gastronômica da Amazônia paraense

Profissionais, gestores públicos, empreendedores e visitantes prestigiam evento, cujo tema é “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”.

Por Israel Pegado (SETUR)
24/08/2025 14h13
O carimbó marajoara foi uma das expressões culturais genuínas do Pará apresentadas durante o Salão Nacional do Turismo

Entre os dias 21 e 23 de agosto, o Pará brilhou no Salão Nacional do Turismo, realizado no Distrito Anhembi, em São Paulo. Com estande próprio, o Estado apresentou quatro experiências que destacaram a diversidade de atrativos amazônicos e o potencial turístico regional, levando ao público uma imersão cultural, gastronômica e artesanal.

As experiências selecionadas foram: Cozinha de Mercado, que levou ao evento a autenticidade da gastronomia paraense; Alter do Chão Recovery – MAD Experience, referência em turismo sustentável; Pará Birding Tour, voltado à observação de aves; e a tradicional Cerâmica Marajoara, de Soure, patrimônio cultural que preserva saberes ancestrais do arquipélago do Marajó. O estande ganhou ainda mais vida com apresentações de carimbó, conduzidas pelos grupos Eco Marajoara e Cruzeirinho, que atraíram visitantes ao fim de cada dia.

O vice-presidente Geraldo Alckmin, ministro da Indústria, com o ministro Celso Sabino, do Turismo, no estande do Pará

Além das experiências selecionadas, municípios como Soure, Bragança, Parauapebas, Ourém e Curuá marcaram presença no evento, apresentando suas tradições e produtos. De Bragança, por exemplo, o destaque ficou por conta da casa de farinha, enquanto Soure faz demonstração ao vivo de cerâmica artesanal. A programação contou ainda com a participação espontânea de municípios como Ulianópolis e Xinguara, que circularam pelo espaço do estande paraense.

O coordenador de Marketing da Setur, Victor Lopes, acompanhou as atividades no local e destacou a movimentação no espaço. “Além das experiências, alguns municípios estão participando, como Soure e Bragança, que estão entre os maiores destaques dentro do evento. Tivemos apresentações culturais sempre ao final do dia, com grupos de carimbó, e a presença de autoridades como o ministro do Turismo, Celso Sabino, e o vice-presidente, Geraldo Alckmin, reforçam a importância da participação do Pará nesse grande encontro”, afirmou.

Urnas artesanais tapajônicas e marajoaras também encantaram os visitantes do Salão Nacional do Turismo

Promovido pelo Ministério do Turismo, o Salão é considerado uma das maiores vitrines do setor no país, reunindo profissionais, gestores públicos, empreendedores e visitantes em torno do tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”. Durante os três dias, o evento ofereceu uma ampla programação com espaços regionais, feirão de turismo, gastronomia, agricultura familiar, shows musicais e rodadas de negócios.

Edição 2025

O Salão Nacional do Turismo reuniu milhares de visitantes de todo o Brasil no Distrito Anhembi, em São Paulo, com entrada gratuita e credenciamento prévio, o evento foi uma vitrine de experiências, produtos e serviços do setor turístico, com o objetivo de estimular viagens pelo país e fortalecer a cadeia produtiva.

A edição deste ano teve como tema “Diversidade, Inclusão e Sustentabilidade no Turismo”,

O curupira, símbolo da COP30, produzido por um oleiro durante o Salão Nacional do Turismo, em São Paulo

refletindo o momento de expansão do setor, que já representa 8% do PIB nacional e vem sendo apontado como um dos motores da economia brasileira. Os espaços foram organizados pelas cinco macrorregiões, com a participação de todos os estados, além de feirão de viagens com descontos, feira da agricultura familiar, apresentações culturais, painéis técnicos e shows musicais.

Entre os destaques, estiveram a Cozinha Show, com chefs de todo o país preparando receitas típicas, o Feirão do Turismo, com promoções em passagens e hospedagens, e o Mercadão da Agricultura Familiar, que valorizou a produção regional. O evento também foi palco de debates sobre inovação, sustentabilidade e oportunidades de negócios, consolidando-se como um dos principais encontros turísticos do calendário nacional.