Em Ananindeua, posto de coleta do Hemopa completa dois anos com mais de 73 mil pessoas beneficiadas
Unidade no Shopping Metrópole soma mais de 18 mil doações de sangue e reforça importância da descentralização do serviço de hemoterapia na Região Metropolitana de Belém

O Posto de Coleta da Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), localizado no Shopping Metrópole, em Ananindeua, completou dois anos de funcionamento nesta segunda-feira (25), consolidando-se como referência de solidariedade e acesso ao serviço de hemoterapia na Região Metropolitana de Belém. Desde a sua abertura, a unidade já recebeu 22.879 comparecimentos, resultando em 18.327 doações de sangue, que beneficiaram diretamente 73.308 pessoas.
Instalado em um dos maiores centros comerciais de Ananindeua, o posto tem como objetivo aproximar o ato de doar sangue do dia a dia da população, oferecendo praticidade, segurança e conforto. Em dois anos, o espaço mostrou sua relevância no fortalecimento da hemorrede estadual, ajudando a manter os estoques de sangue em níveis seguros e garantindo atendimento a pacientes em tratamento em todo o Pará.
Para o presidente da Fundação Hemopa, Paulo Bezerra, a descentralização da coleta de sangue na Região Metropolitana de Belém tem sido fundamental para ampliar o alcance do serviço e estimular a solidariedade da população.
“A descentralização faz parte de uma estratégia do Hemopa de estar cada vez mais próximo da população, incentivando e promovendo a doação de sangue. O Posto de Coleta do Shopping Metrópole é um exemplo altamente compensador, pois trouxe um crescimento expressivo no número de doações e contribuiu para o aumento de novos doadores”, destacou.
O gestor enfatizou ainda o impacto direto da unidade no abastecimento da hemorrede estadual. “Hoje, temos uma média de 30 coletas diárias no Metrópole, o que gera um estoque significativo para atender a rede hospitalar em procedimentos transfusionais. É um ganho não apenas para Ananindeua, mas para todo o Pará, que depende do gesto de solidariedade dos voluntários para salvar vidas”, reforçou o presidente.
Para o médico do Hemopa, Heidrian Adam, a descentralização tem sido fundamental para ampliar o alcance do serviço. “Estamos muito felizes em celebrar esses dois anos da unidade. Aqui no coração de Ananindeua, conseguimos acolher a comunidade local e reforçar a importância de doar sangue. Toda a equipe do Hemopa está preparada para receber os doadores com respeito e carinho”, afirmou.

A assistente social da Gerência de Captação de Doadores, Marcela Silva, destacou que a unidade ampliou o alcance do Hemopa na região. “Nesses dois anos vimos um aumento significativo nas doações e comparecimentos. Atendemos doadores de Ananindeua, Marituba, Santa Bárbara e Benevides. Isso mostra a importância da descentralização para manter os estoques e garantir atendimento aos hospitais do Pará”, ressaltou.

A população também reconhece a importância de ter uma unidade próxima. Foi o caso da faxineira Maria Francileide Cunha Oliveira, que realizou sua primeira doação motivada pela luta do filho de um amigo contra a leucemia.
"O sangue é vida, salva vidas. Vim doar porque esse pai é uma pessoa muito querida e o filho dele está precisando. Ter essa unidade aqui no Metrópole facilita muito, porque até Belém seria muito longe", destacou a moradora do bairro Curuçambá, em Ananindeua.

Além de reforçar o compromisso institucional com a descentralização do serviço, o Posto de Coleta também tem sido um espaço de mobilização social, recebendo doadores regulares e novos voluntários motivados a contribuir com a causa.
Serviço - O Posto de Coleta do Hemopa, em Ananindeua, funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 17h, no Shopping Metrópole Ananindeua. Para doar sangue, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar mais de 50 kg e ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal).