Universidade do Estado (Uepa) inscreve para Seminário de Integração Científica
Evento é aberto ao público externo, e será nos próximos dias 27 a 28 em formato híbrido, com atividades presenciais e online

A Universidade do Estado do Pará (Uepa) recebe inscrições abertas para o XIII Seminário de Integração Científica (SIC), que será realizado nos dias 27 e 28 de agosto de 2025, em formato híbrido — com atividades presenciais no Auditório Paulo Freire, em Belém, e transmissões pelo YouTube da instituição. A inscrição é gratuita e pode ser feita diretamente pelo site do evento, acesse aqui.
Podem se inscrever estudantes de graduação e pós-graduação, docentes, pesquisadores e técnicos que atuam em projetos de iniciação científica, tecnológica e de inovação. O evento contempla trabalhos de bolsistas vinculados a programas como PIBIC, PIBITI e Forma Pará, além de pesquisas desenvolvidas em programas de pós-graduação da instituição. Também é aberto à comunidade acadêmica em geral, que pode participar como ouvinte das mesas e palestras.
A programação do Seminário traz como tema geral "Raízes do futuro: conexões entre saberes, inovação e sustentabilidade na Amazônia", e contará com mesas-redondas, palestras, sessões de apresentação de trabalhos e a premiação do Prêmio Jovem Pesquisador da Uepa. Um dos destaques é a mesa de abertura, no dia 27, que reunirá autoridades da Uepa, da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisa (Fapespa), da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e do Sebrae.
Também fazem parte da programação, a palestra Perspectiva de Inovação para Amazônia: Visão de futuro, ministrada pelo professor Antônio de Lima Mesquita, da Universidade do Estado do Amazonas, e a mesa-redonda Horizontes da Inovação: Tecnologias Transformadoras para uma Amazônia Sustentável, que discutirá o uso de práticas regenerativas e tecnologias avançadas para a conservação florestal.
Além disso, ao longo dos dois dias, serão apresentados os resultados de pesquisas de estudantes bolsistas em áreas como bioeconomia, saúde, educação, inovação tecnológica e sustentabilidade.
Entre os trabalhos que serão apresentados, estão pesquisas que abordam desde o potencial de plantas medicinais amazônicas e a bioprospecção farmacológica até o uso de tecnologias educacionais inovadoras, bioinsumos para agricultura sustentável e protótipos voltados à produção de alimentos. A diversidade temática demonstra como a produção científica da Uepa se conecta diretamente aos desafios da região amazônica e contribui para soluções práticas em diferentes áreas.
Para a Uepa, o Seminário de Integração Científica é um espaço estratégico para fortalecer a pesquisa acadêmica e a formação de jovens cientistas, ao mesmo tempo em que promove diálogos entre saberes tradicionais, ciência e inovação. Segundo a Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesp), o evento é essencial para conectar projetos de pesquisa à realidade amazônica e estimular a criação de soluções inovadoras para desafios locais e globais.