Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
MEIO AMBIENTE
English Version

Semas apresenta estratégias para fortalecer gestão sustentável de resíduos sólidos na Região Guamá

Encontro em Igarapé-Açu reuniu representantes de 28 municípios, catadores e instituições em busca de soluções integradas para o setor

Por Jamille Leão (SEMAS)
28/08/2025 20h46

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Clima e Sustentabilidade (Semas), participou nesta quinta-feira (28) do encontro “Oportunidades de Negócios com a Gestão Sustentável de Resíduos Sólidos na Região Guamá”, realizado no município de Igarapé-Açu. A iniciativa reuniu representantes de prefeituras, cooperativas de catadores, instituições públicas e privadas para discutir alternativas de destinação correta dos resíduos sólidos, com foco na inclusão socioeconômica e na sustentabilidade ambiental.

Durante o evento, o secretário adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas, Rodolpho Zahluth Bastos, destacou a importância do tema para o Estado e o papel fundamental dos catadores na política de resíduos urbanos.

“Temos um passivo histórico nessa área, e o papel dos catadores é essencial na gestão dos resíduos urbanos. É uma alegria ver a rede de municípios e de catadores sendo mobilizada, especialmente neste período pré-COP, quando precisamos mostrar aos financiadores internacionais a importância do tema para a agenda climática na Amazônia e as iniciativas já em desenvolvimento no Estado que precisam ganhar escala”, afirmou.

Ações práticas e parcerias locais

O representante da Semas também apresentou avanços alcançados por meio de parcerias com instituições locais, como o Instituto de Desenvolvimento Amazônia Sustentável (IDEASSU), destacando experiências bem-sucedidas que podem ser replicadas em outras regiões.

“Estamos estruturando cooperativas, entregando equipamentos como trituradores de vidro e fortalecendo arranjos que podem ser multiplicados em todo o Estado. Em apenas três meses, conseguimos destinar 40 toneladas de vidro para o sistema de logística reversa da Associação Brasileira de Bebidas, com apoio da Ideassu em Igarapé-Açu. Esse é um dos modelos que queremos levar para outros municípios paraenses”, pontuou Rodolpho Bastos.

Mobilização regional em prol da sustentabilidade

Promovido pelo Grupo Guamazônia, em parceria com a Prefeitura de Igarapé-Açu, Sebrae Pará e IDEASSU, o encontro buscou iniciar um movimento regional de cooperação para enfrentar os desafios da gestão de resíduos sólidos. A presidente do IDEASSU, Carol Magalhães, destacou o engajamento dos municípios e a importância do diálogo coletivo.

“Hoje, contamos com representantes de 28 cidades interessados em ouvir soluções sobre o tema. Não existe resposta única para esse desafio, precisamos unir diferentes alternativas. Esse é o primeiro passo para transformar em realidade”, afirmou.

A programação contou com palestras, painéis temáticos e troca de experiências sobre políticas públicas, reciclagem, logística reversa e tecnologias para o tratamento de resíduos, reforçando o papel do Pará como referência na promoção de modelos sustentáveis e inclusivos no setor.