Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA E PREVENÇÃO
English Version

Governo do Pará promove blitz educativa contra as drogas na Praça da República

Ação orientou motoristas e pedestres sobre os riscos da dependência química e reforçou a importância da prevenção entre crianças e adolescentes

Por Igor Oliveira (SEJU)
31/08/2025 14h35
Blitz educativa contra as drogas contou com a participação de servidores da Seju, do Detran e da PM

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Justiça (Seju), realizou, neste domingo (31), na Praça da República, em Belém, a ação “Blitz educativa contra as drogas”. A atividade integra a programação da Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas e foi promovida em parceria com o Departamento de Trânsito do Estado (Detran) e Polícia Militar (PMPA) com o objetivo de conscientizar motoristas e pedestres sobre os riscos da dependência química.

Renata Hage, diretora de Justiça da Seju

De acordo com Renata Hage, diretora de Justiça da Seju, a ação aproveitou o espaço da praça para tornar mais visível a campanha contra as drogas. “Há um grande fluxo de pessoas e veículos aos domingos e isso permite um alcance maior da mensagem de prevenção diretamente às ruas”, explica.

Foram distribuídos materiais informativos sobre os riscos das drogas, principalmente o cigarro eletrônico. Além disso, a ação divulgou as propostas da campanha da Semana Paraense contra as drogas a pedestres e motoristas que circulavam no trecho, enfatizando a importância do trabalho coletivo de prevenção.

Leila da Luz frequenta a Praça da República e conheceu a campanha da Semana Paraense Contra Drogas

A artesã Leila da Luz frequenta a Praça da República aos domingos e aprovou a iniciativa. “É bom aproveitar a movimentação aqui e mostrar os riscos dessas substâncias. Já sabia, por exemplo, que o cigarro eletrônico é um perigo para a saúde dos jovens, que consomem mais esse produto. Agora tenho ainda mais informações para repassar”.

Interação com jovens - Para aumentar o alcance da ação entre as famílias de crianças e jovens, a blitz educativa contou com a participação do projeto Geração Cosplay Pará, da PMPA, onde servidores fantasiados de super-heróis interagem com os transeuntes. Além disso, também foram disponibilizadas brincadeiras e materiais destinados ao público infantil.

Projeto Cosplay Pará, ligado à PM: servidores fantasiados ajudam na visibilidade da campanha entre a população

A professora Valtécia Sá trabalha no estado do Rio Grande do Norte, veio passar o fim de semana em Belém e, durante o passeio, conheceu a campanha de prevenção da Semana Paraense. “Como pedagoga que trabalha com adolescentes que cumprem medidas socioeducativas, sei como é fundamental trabalhar a questão das drogas nesse grupo. Por isso, o Governo do Pará realiza um trabalho muito importante ao investir na prevenção”, avalia.

Valtécia Sá (à direita) veio conhecer Belém e aprovou a ação educativa na praça

A Semana Paraense de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas prossegue até 2 de setembro (terça-feira), com o tema “Drogas, direitos humanos e novos olhares”, com o objetivo de ampliar o debate sobre os impactos do uso de substâncias psicoativas e a importância da prevenção, especialmente entre crianças e jovens.