Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

No Hospital Regional de Santarém, chopinho feito de suplemento alimentar entra na dieta dos pacientes

Equipe de nutrição da unidade encontrou em nova receita uma forma de ter mais adesão às dietas e proporcionar um momento diferente aos usuários internados

Por Gustavo Campos (SECOM)
01/09/2025 16h06
Nutricionistas produziram os chopinhos para pacientes

Chopinho, flau, geladinho, sacolé, dindin. A sobremesa congelada é conhecida por muitos nomes e faz parte da rotina de muitas crianças e até adultos que moram no Pará e em todo o Brasil. Mas agora, essa delícia também faz parte do dia a dia dos pacientes internados no Hospital Regional do Baixo Amazonas Dr. Waldemar Penna (HRBA), em Santarém, oeste do Estado.

A equipe de nutrição da unidade decidiu usar o suplemento alimentar, que já faz parte da dieta de muitos pacientes, para produzir o alimento. A ideia é melhorar a aceitação dos usuários e proporcionar um momento diferente durante as refeições, suprindo a necessidade nutricional de cada um com uma sobremesa muito saborosa, de morango ou chocolate.

"O chopinho é à base dos suplementos específicos para cada paciente. Nós avaliamos e utilizamos o produto, apenas acrescendo um pouco mais de leite. Vimos a oportunidade de ofertar essa suplementação aos pacientes de uma forma diferente. Melhora a adesão porque transformamos em um momento mais prazeroso, afetivo, humanizado. Queremos acolher esses usuários que muitas vezes estão aqui com a gente durante muito tempo", explicou a coordenadora de nutrição do HRBA, Adriana Lima.

Renzo aprovou a sobremesa

A novidade agradou ao pequeno Renzo Gael da Rocha, de apenas 4 anos. Ele está internado na clínica pediátrica há cerca de 10 dias e gostou muito do chopinho. "Gostei, achei muito gostoso. É de morango, e eu gosto", contou.

A mãe do paciente, Raimunda Gilsa Santos, afirmou que o alimento fez diferença na recuperação do filho e dos outros pequenos internados. "É uma boa ideia para agradar as crianças. Muda o clima, traz alegria para elas".

Mas se engana quem pensa que só as crianças aprovaram a ideia. Silvana Rodrigues Sousa, 38 anos, é natural do município de Brasil Novo, no sudoeste paraense, e está internada no HRBA há uma semana. Ela se surpreendeu ao receber a sobremesa. "Eu nunca imaginei. Achei gostoso, muito bom. Lá na minha cidade a gente chama de chopinho. Eu gostei demais, está aprovado".

Crianças adoraram a novidade

Lactário - Os chopinhos foram produzidos, ensacados e congelados pelas nutricionistas no lactário do hospital. O setor funciona 24 horas por dia para a produção das dietas prescritas para cada paciente, manipulação e envase nos frascos das dietas enterais e suplementos, disponibilização das fórmulas lácteas para crianças e aquecimento do leite materno para os bebês internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Neonatal.

As dietas produzidas no lactário atendem usuários das Unidades de Internação, UTIs, ou que realizam sessões de hemodiálise, quimioterapia e radioterapia na unidade. São seis lactaristas produzindo as dietas, de acordo com os mapas prescritos pelas nutricionistas, que têm validade de um dia cada. A produção tem uma média mensal de 15 mil dietas, entre fórmulas lácteas, dieta enteral e suplementação.

Além de garantir uma alimentação de qualidade, que supra os usuários com todos os nutrientes necessários, o Regional de Santarém também se compromete em promover alternativas para melhorar a experiência dos pacientes durante o tratamento.

Chopinho foi adicionado à dieta dos pacientes

"Faz parte da nossa rotina hospitalar a busca de novas técnicas que melhorem a estadia do paciente conosco. Então, a nossa equipe encontrou essa maneira peculiar de ofertar os suplementos. A gente cria um momento de descontração dos pacientes com os colaboradores, uma melhora na ingestão e se torna um momento diferente. Além de entregar saúde, a gente busca a entrega de valor e a humanização é um dos nossos principais pilares. Então, é uma ação muito importante para quem está passando por uma internação hospitalar", concluiu o diretor-geral do HRBA, Matheus Coutinho.

Serviço: Localizado no oeste paraense, o Regional do Baixo Amazonas é referência em média e alta complexidade para uma população de 1,4 milhão de pessoas, residentes em 29 municípios, e presta serviço 100% referenciado, atendendo à demanda originária da Central de Regulação do Estado.

A unidade pertence ao Governo do Pará, sendo administrada pelo Instituto Social Mais Saúde em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa). Funciona na Avenida Sérgio Henn, nº 1100, no bairro Diamantino, em Santarém.