Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Projeto "Rua na Arte" promove visita guiada ao Theatro da Paz

Iniciativa amplia o acesso cultural a partir de visitas aos equipamentos do Estado

Por Amanda Engelke (SECULT)
01/09/2025 19h25
O grupo de 20 pessoas participou da visita e percorreu os espaços da Casa de Espetáculos acompanhado por mediadores

Na manhã desta segunda-feira (1º), o Theatro da Paz recebeu a visita de um grupo de pessoas em situação de rua atendidas pela Casa Rua, dentro do projeto "Rua na Arte". O grupo de 20 pessoas participou da visita e percorreu os espaços da Casa de Espetáculos acompanhado por mediadores, que contaram a história e curiosidades do Theatro da Paz.

A iniciativa é do Governo do Pará, realizada de forma conjunta pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult), Theatro da Paz, Defensoria Pública do Pará (DPE), Fundação Cultural do Pará (FCP), Fundação Carlos Gomes (FCG) e Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). O projeto visa à democratização do acesso à cultura para pessoas em situação de rua, por meio de visitas mediadas a diferentes equipamentos culturais do Estado.

Para o produtor do Theatro da Paz, Nilo Nunez, o acolhimento e a presença dos visitantes reforçam o compromisso da Secretaria de Cultura em viabilizar o acesso aos equipamentos culturais para toda a população. “Foi uma alegria enorme receber a notícia do projeto e, agora, esse momento de acolher essas pessoas no Theatro da Paz. O acesso é para todos, isso é importante que seja reconhecido pela sociedade. O Theatro da Paz é de todos”, destacou.

A defensora pública Júlia Gracielle Rezende, coordenadora do Núcleo de Defesa de Direitos Humanos e Ações Estratégicas, ressaltou que a ação busca ampliar o acesso à cultura com acolhimento. “A visita de hoje tem a finalidade de fazer com que as pessoas acessem à cultura por meio do trânsito livre a esses locais, daí a presença da Defensoria Pública nessa articulação”, observou.

Ainda de acordo com Júlia, o processo de integração perpassa todas as etapas da visitação. “A visita guiada é justamente para que essas pessoas tenham o espaço apresentado a elas, possam utilizar e conhecer este espaço e tudo mais que se oferece em um processo dignificante, em especial pelo acesso à cultura”, completou.

Os visitantes assistiram ao ensaio da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz

Após o tour guiado, o grupo acompanhou o ensaio da Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz e conversou com alguns músicos. A visitante Eduarda Lacerda, 40 anos, ficou encantada com a visita e se emocionou ao som da Orquestra Sinfônica. “Eu gostei muito da visita, fiquei conhecendo um pouco da história e me emocionei principalmente na parte da orquestra. Vi um instrumento pelo qual eu sou apaixonada, que é a harpa, foi a parte mais emocionante e o momento do violino também. Foi um momento único, por isso, dou parabéns à Defensoria Pública, pela realização desses passeios e nos trazer para locais que jamais imaginaríamos estar dentro, conhecendo, com pessoas explicando a história do theatro que a gente vê nos livros”, contou.

A primeira atividade ocorreu em agosto, quando um grupo de pessoas em situação de rua participou da 28ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, conhecendo estandes e acompanhando a programação na Arena Multivozes. Em setembro, os encontros seguem com visitas guiadas, concertos didáticos, sessões de filmes, oficinas e outras atividades em diferentes espaços culturais do Estado.