Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo realiza captação de órgãos e reforça importância da doação
A segunda captação de órgãos para transplante foi autorizada pela mãe de uma paciente da UTI pediátrica
O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo (PSRM), em Belém, realizou no início da tarde desta terça-feira (2) sua segunda captação de órgãos para transplante, desta vez em paciente pediátrico. Em reconhecimento ao ato de solidariedade da mãe da paciente de 12 anos, que mesmo em um momento de dor autorizou a doação para beneficiar outras pessoas, profissionais da unidade se reuniram no corredor de acesso ao Centro Cirúrgico.
Enquanto a doadora era conduzida para a captação dos órgãos, os profissionais cantaram uma canção que enfatizava a importância da vida. Após esse momento, em um gesto simbólico de respeito e reverência, houve um minuto de silêncio e depois uma salva de palmas, em gratidão e acolhimento à mãe, que vai ajudar a salvar outras vidas ao autorizar a doação dos órgãos da menina.

No mês da conscientização sobre a doação de órgãos, o Setembro Verde, o Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo, por meio da Comissão Intra-Hospitalar de Órgãos e Tecidos (CIHDOTT), reforça a importância desse gesto, que pode salvar muitas vidas. No Brasil, a doação só ocorre com a autorização da família. A iniciativa de Viviane da Silva dos Santos, moradora do município de São Caetano de Odivelas, nordeste paraense, devolveu a esperança para outras pessoas, que agora terão a oportunidade de continuar vivendo.
"A dor me fez optar pela doação dos órgãos de minha filha. Me coloquei no lugar de outra mãe, de outros familiares, pois não desejo que sofram o que estou sofrendo, com a dor da perda. O que me consola é saber que minha filha é um anjo que partiu, mas com a minha autorização, ela salvou outras vidas, e também estará viva em cada uma dessas pessoas", contou Viviane Santos.

Sensibilização - Uma das atribuições da Comissão Intra-Hospitalar de Órgãos e Tecidos é incentivar a doação de órgãos e conscientizar sobre a importância da autorização da doação de órgãos para outros pacientes, ressaltando que tudo é feito de forma muito segura. O diagnóstico de morte encefálica é realizado após a avaliação de equipes médicas diferentes, em um protocolo rígido para dar toda a segurança também aos familiares.
Anderson Silva, presidente da CIHDOTT, destacou que "em meio à dor da despedida, uma família teve um gesto de amor maior: disse 'sim' à doação de órgãos. Essa decisão transformará a vida de outras pessoas e famílias que aguardam por uma chance. É um ato de generosidade que transcende a perda e renova a esperança. Nosso reconhecimento especial à equipe da CIHDOTT, que esteve presente com acolhimento, cuidado e diálogo respeitoso, mostrando que doar é um ato de amor que multiplica vidas", reforçou o médico intensivista.
O processo que antecedeu a captação de órgãos nesta terça-feira (2) foi conduzido internamente por membros da Comissão, que tem a finalidade de organizar rotinas e protocolos que possibilitem o processo de doação e captação de órgãos e tecidos para transplantes. As atividades relativas ao ato da captação foram coordenadas pela equipe da Central Estadual de Transplantes (CET), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), responsável por organizar, coordenar e regular as atividades de doação e transplantes na rede estadual de saúde pública.
Segundo o diretor-geral do PSRM, Carlos Vinícius Ribeiro Quadros, "a primeira captação de órgãos em paciente pediátrico, na primeira semana de setembro, mês em que as ações e iniciativas sobre conscientização a respeito de doação de órgãos são reforçadas com a campanha de educação em saúde 'Setembro Verde', tem muito significado para o hospital, que está sempre trabalhando internamente por meio da CIHDOTT, junto à família de pacientes, para que a gente consiga reviver esse paciente em outro, que necessita tanto de um órgão e de uma oportunidade de continuar vivendo, e que a gente possa continuar com a nossa função de salvar vidas, dentro e fora do nosso hospital".
Serviço: O Pronto-Socorro Dr. Roberto Macedo está localizado na Avenida Augusto Montenegro, em Belém. A unidade é administrada pelo Instituto Acqua, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública, e funciona em regime de plantão 24 horas. O PS estadual é referência em atendimentos de urgência e emergência, com especialidades como cirurgia geral, pediátrica, vascular, torácica, bucomaxilofacial e neurocirurgia.