Condomínio Industrial de Castanhal entra em fase de licenciamento e já tem 82 empresas interessadas
Empreendimento de 143 hectares será o primeiro do tipo na região Norte e oferece 113 lotes a preços subsidiados, com protocolo de intenção disponível no site da Codec
O Governo do Pará, por meio da Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec), avança na implantação do Condomínio Industrial de Castanhal, um marco para o setor produtivo no nordeste paraense. O empreendimento já está em fase de licenciamento ambiental e conta com 82 empresas interessadas em aderir, por meio de protocolos de intenção disponíveis no site da Codec (www.codec.pa.gov.br).
Localizado a 4,5 km da BR-316, no km 4 da PA-136 (Castanhal-Inhangapi), o condomínio ocupa 143 hectares e contará, em sua primeira fase, com 113 lotes industriais a preços subsidiados. A infraestrutura planejada inclui vias asfaltadas, ciclovias, pórticos de entrada, sistema de drenagem, paisagismo e rede de energia elétrica em alta e baixa tensão. Esse conjunto de condições coloca o Pará em posição de destaque para a atração de novos investimentos.

Nesta quinta-feira (4), gestores da Codec receberam o secretário de Indústria, Comércio e Serviços de Castanhal, Eduardo Espinheiro Jr., acompanhado do presidente da Associação Comercial e Industrial de Castanhal (ACIC), Renato Roldem, em reunião voltada à apresentação do projeto e ao alinhamento de estratégias conjuntas para sua implantação. Participaram da agenda o diretor de Atração de Investimentos e Negócios, Manoel Ibiapina; o diretor Técnico, Ruy Klautau; o gerente de Relações Institucionais, Augusto César Anunciação; e o assessor de Estratégia e Relações Institucionais da Companhia, Evandro Diniz, que apresentaram os avanços do empreendimento.
A reunião tratou de diretrizes importantes, como a comercialização dos lotes da área incentivada, a criação do Parque da Indústria de Menor Porte, espaço voltado para pequenos empreendimentos de apoio ao condomínio, e os incentivos fiscais estaduais e municipais. Também foi discutida a realização de uma Oficina de Atração de Investimentos com servidores da secretaria do município e a atualização do Guia do Investidor de Castanhal, lançado há quatro anos e que será modernizado para refletir o novo cenário de oportunidades.
Para o diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina, o projeto já demonstra a confiança do setor produtivo.
“O Condomínio Industrial de Castanhal representa uma oportunidade concreta de atração de novos negócios para o Pará. A procura registrada comprova que o empresariado reconhece o potencial do empreendimento, que foi planejado para oferecer condições diferenciadas de investimento e competitividade”, afirmou.
O diretor Técnico da Codec, Ruy Klautau, reforçou que o projeto foi desenhado para assegurar modernidade e eficiência. “O trabalho técnico realizado pela Companhia garante que o condomínio será implantado com as condições necessárias para atender às demandas de empresas de diferentes segmentos. A estrutura planejada vai oferecer qualidade, sustentabilidade e um ambiente favorável ao crescimento”, destacou.
O secretário municipal de Indústria, Comércio e Serviços de Castanhal, Eduardo Espinheiro Jr., ressaltou o impacto esperado para o município. “O Condomínio Industrial terá um impacto muito importante para Castanhal, especialmente pela instalação de novas indústrias, que vão fortalecer a economia local e gerar empregos. Essa iniciativa marca um passo estratégico para o desenvolvimento de Castanhal”, disse.

O licenciamento ambiental está sendo conduzido pela empresa Hidrosan Saneamento e Meio Ambiente, vencedora da licitação. Já o projeto executivo do condomínio, que contempla todas as obras de engenharia e requisitos ambientais já foi concluído e aprovado, uma demonstração do compromisso do Governo do Pará em garantir a implantação do empreendimento.
O interesse já manifestado evidencia a diversidade de setores que escolhem Castanhal como o destino de seus investimentos. Entre os destaques estão os segmentos de metalúrgica e construção civil, usinagem industrial, indústria de e-commerce e comércio de produtos em geral, além de indústrias de alimentos, materiais e artefatos de construção, embalagens, logística, tecnologia, comunicação visual, energia, combustíveis e serviços empresariais. Essa variedade confirma o potencial do condomínio em impulsionar a economia regional e ampliar a geração de emprego e renda.

Com o projeto executivo concluído e o licenciamento ambiental em andamento, a Codec mantém aberto o formulário de protocolo de intenção em seu site (www.codec.pa.gov.br), à disposição de investidores que desejam participar deste novo ciclo de desenvolvimento em Castanhal.