Pará participa do Fórum Nacional de Secretários de Planejamento em São Luís (MA)
Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad) participa das discussões que promovem a gestão pública e a integração entre os Estados

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Administração (Seplad), participa do XCIV Fórum Nacional dos Secretários Estaduais de Planejamento e das reuniões dos Grupos de Trabalho (GTs) do Conselho Nacional de Secretários de Planejamento (Conseplan), realizado em São Luís, no Maranhão. O evento segue até está sexta-feira (05).
Representando a Seplad, os secretários adjuntos e analistas de gestão pública das áreas de Planejamento e Orçamento, e de Captação de Recursos Especiais, integram as discussões que têm como objetivo fortalecer a gestão pública e promover a integração entre os Estados brasileiros.

Para Nazaré Nascimento, secretária adjunta de Planejamento e Orçamento da Seplad, o Fórum fortalece o diálogo federativo e aprimora as práticas de planejamento público.
"O Fórum é uma oportunidade de fortalecer o diálogo federativo e aprimorar as práticas de planejamento público. Para o Pará, participar ativamente das discussões significa garantir que nossas estratégias estejam alinhadas aos desafios nacionais, mas sempre considerando a realidade e as necessidades da nossa população", explica Nazaré.
Durante o fórum, ocorreram as reuniões presenciais dos GTs do Conseplan, com a participação de representantes do Pará nos grupos de Investimentos Públicos; Planejamento, Orçamento e Revisão de Gastos; Monitoramento e Avaliação; Planejamento de Longo Prazo; além da Comissão de Comunicação.

“A integração promovida pelo Conseplan é essencial para o fortalecimento da gestão pública. Estar presente nesses debates nos permite ampliar a cooperação entre os estados, compartilhar experiências e buscar soluções conjuntas, especialmente em temas estratégicos como investimentos públicos e planejamento de longo prazo”, comentou o secretário adjunto de Recursos Especiais da Seplad.

A programação prevê ainda painéis que abordam temas como planejamento participativo, BRICS e geopolítica, centro de governo, carreiras de planejamento e transição energética. Um dos destaques é a apresentação da Estratégia Brasil 2050, conduzida pela secretária nacional de Planejamento do Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), Virgínia de Ângelis, que trata da instituição e implementação do Plano Nacional de Longo Prazo como instrumento de desenvolvimento equilibrado e federativo.
Com a participação no evento, o Pará reforça o compromisso em contribuir para a construção de políticas públicas mais eficientes, pautadas na troca de experiências e no diálogo entre os Estados.