Codec articula parceria com gigante global de embalagens para atrair novos investimentos ao Pará
Dados de estudo em elaboração pela Codec apontam que o mercado de embalagens no Pará movimenta R$ 570 milhões ao ano, mas depende majoritariamente de fornecedores externos

A Companhia de Desenvolvimento Econômico do Pará (Codec) realizou, nesta segunda-feira (8), uma reunião on-line com a JBT Marel, uma das maiores empresas globais do setor de máquinas e embalagens para alimentos. O encontro marcou a primeira apresentação do Estado após a participação na Feira Internacional de Embalagens (Fispal), em São Paulo, e já apontou encaminhamentos voltados à atração de investimentos para o setor no Pará.
Em elaboração pela equipe técnica da Codec, um estudo de mercado revela que o segmento de embalagens movimenta aproximadamente R$ 570 milhões por ano no Estado, mas ainda depende fortemente de fornecedores em outros Estados, o que eleva custos e compromete a competitividade de cadeias produtivas estratégicas, como alimentos, bebidas, fertilizantes, dendê e açaí.
A gerente de Atração de Investimentos da Codec, Sabrina Sena, que participou da Fispal e articulou o contato com a empresa, ressaltou a importância da aproximação. “O Pará tem uma economia em crescimento e precisa atrair a indústria de embalagens para dar suporte às cadeias produtivas já existentes e às que estão em expansão. Esse setor é estratégico para consolidar o Estado como polo competitivo, inovador e sustentável”, destacou.
O diretor de Atração de Investimentos e Negócios da Codec, Manoel Ibiapina, reforçou que o Pará reúne condições diferenciadas para receber novos empreendimentos. “Nosso papel é aproximar o setor produtivo do Estado, criando condições para que novos empreendimentos encontrem no Pará um ambiente competitivo, sustentável e seguro para investir”, afirmou.
Representando a empresa, o diretor comercial do segmento de embalagem, Januário Soligon, destacou o interesse da JBT Marel em expandir sua atuação em mercados estratégicos no Brasil. “A JBT Marel é uma companhia global que atua em mais de 30 países, oferecendo tecnologia de ponta em máquinas e embalagens. Nosso compromisso é apoiar empresas de todos os portes, com soluções inovadoras e sustentáveis, que aumentam a eficiência e a competitividade da cadeia de alimentos”, disse.
Entre os encaminhamentos da reunião, está a realização de um seminário técnico em Belém, voltado para o setor, que deverá aprofundar o diálogo sobre inovação, tecnologia e sustentabilidade, alinhado ao esforço da Codec de estruturar o setor de embalagens no Estado.