Projeto Roda-Hans reforça a importância do diagnóstico precoce da hanseníase no Pará
Iniciativa apoiada pela Sespa conta com carreta equipada com cinco consultórios e um laboratório

Com uma carreta totalmente equipada para atendimentos e capacitações, o Projeto Roda-Hans: Carreta da Saúde – Hanseníase está percorrendo municípios paraenses com o objetivo de fortalecer a rede de atenção básica, garantir o diagnóstico precoce da doença, ampliar o acesso ao tratamento e intensificar ações de vigilância por meio da busca ativa de contatos.
A iniciativa é fruto do Acordo de Cooperação Técnica nº 01/2023, firmado entre a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente (SVSA/MS), a Novartis Biociências S.A. e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), com apoio estratégico da Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) e das secretarias municipais de Saúde.

A carreta, que mede 18,20 metros de comprimento e conta com cinco consultórios e um laboratório, funciona como estrutura itinerante de ensino e assistência, levando conhecimento especializado e serviços de saúde até os territórios. O projeto inclui aulas teóricas e práticas ministradas por especialistas da SBD, como o dermatologista Dr. João Francisco de Oliveira Neto, e a hansenóloga Dra. Roseane Pereira de Deus.
Segundo o coordenador estadual do Programa de Controle da Hanseníase, Luiz Augusto, um dos diferenciais do Roda-Hans é a presença física da carreta em pontos estratégicos dos municípios, o que aproxima a população dos serviços de saúde.
“Essa abordagem itinerante tem se mostrado eficaz para ampliar a cobertura e sensibilizar a comunidade. O projeto busca garantir não apenas o diagnóstico e o tratamento, mas também a educação em saúde e o fortalecimento da atenção básica, em consonância com os princípios do SUS: universalidade, integralidade e resolutividade”, destacou.
Desde o dia 18 de agosto, o Roda-Hans já passou por três municípios e deve contemplar, ao todo, dez cidades paraenses até outubro de 2025.

Municípios já visitados:
Conceição do Araguaia: 18 a 22 de agosto
Xinguara: 25 a 29 de agosto
Marabá: 1º a 5 de setembro
Próximas visitas:
Ulianópolis: 8 a 10 de setembro
Paragominas: 11 e 12 de setembro
Mãe do Rio: 15 a 17 de setembro
São Miguel do Guamá: 18 e 19 de setembro
Belém: 22 a 26 de setembro
Marituba: 29 e 30 de setembro
Castanhal: 1º a 3 de outubro
Texto: Suellen Santos/ Ascom Sespa