Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A

Ciclismo paraense estreia nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília (DF)

Neste primeiro bloco, a delegação paraense conta com 52 atletas, distribuídos nas modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação e tênis de mesa

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
10/09/2025 16h44

Na manhã desta quarta-feira (10), o ciclismo paraense fez sua estreia nos Jogos da Juventude 2025, em Brasília (DF), nas provas de potência máxima, tanto no feminino quanto no masculino. Apesar de não conquistar medalhas nesta primeira participação, o desempenho dos atletas foi elogiado pelo público presente.
 
Nesta quinta-feira (11), os quatro representantes do Estado — Suellen Souza, Elisa Gomes, Emanoel Alves e Wellingson Lima — voltam às pistas para disputar as provas de velocidade. Além da modalidade de ciclismo, haverá também provas de atletismo, natação e tênis de mesa.

A diretora técnica da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) e chefe da delegação do Pará, Gisele Almeida, destacou a importância da estreia. “Estamos muito felizes com a participação dos nossos atletas do ciclismo nos Jogos da Juventude. O resultado vai além das medalhas, independente dos resultados, já é um orgulho para a gente e esses jovens são vitoriosos por representar com tanta dignidade e eficiência o Estado do Pará”, afirmou.

O ciclista Emanoel Alves, que competiu na prova de potência máxima, ressaltou a emoção de participar da competição nacional. “Foi uma prova muito desafiadora, com atletas de altíssimo nível. Apesar de não ter conquistado medalha, fiquei satisfeito com meu desempenho e motivado para as próximas disputas. Representar o Pará nesse evento é um orgulho enorme”, disse.

A competição teve início nesta quarta-feira (10) e segue até o dia 25 de setembro, reunindo mais de cinco mil estudantes-atletas de 15 a 17 anos de todas as regiões do Brasil. O Pará participa com uma delegação de 217 integrantes, entre atletas, técnicos e dirigentes, com apoio do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel).
 
Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento terá sua cerimônia de abertura nesta quarta-feira (10), às 18h, no Centro Internacional de Convenções do Brasil, que também concentrará parte das disputas, além do Centro de Convivência, restaurante e sede da organização.
 
Neste primeiro bloco, a delegação paraense conta com 52 atletas, distribuídos nas modalidades de atletismo, ciclismo, ginástica artística, natação e tênis de mesa. No dia 12, será a vez do segundo grupo embarcar para competir em wrestling (luta olímpica), basquete, futsal e vôlei de praia. Já o terceiro e último bloco deve embarcar no dia 18, para as disputas de badminton, ginástica rítmica, judô, taekwondo, handebol e vôlei.