Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO
English Version

"Detran nas Universidades" promove oficina sobre trânsito e sustentabilidade

Estudantes da Uepa sugerem inciativas para reduzir impactos do trânsito ao meio ambiente

Por Leidemar Oliveira (DETRAN)
11/09/2025 17h31

Os estudantes do curso de Ciências Biológicas da Universidade do Estado do Pará (Uepa) tiveram uma aula diferente nesta quinta-feira (11), sobre trânsito e sustentabilidade. A turma recebeu os agentes de educação do Departamento de Trânsito do Estado (Detran), que aplicaram a oficina "Caminhos para um Trânsito Sustentável”, cuja premissa é promover reflexão crítica e construção de propostas relacionadas à tríade trânsito, meio ambiente e sustentabilidade. A iniciativa integra as ações do projeto "Detran nas Universidades", que discute a temática da segurança viária ao longo do ano com estudantes de graduação.  

A oficina objetiva estimular o protagonismo acadêmico e a compreensão dos discentes acerca da relação entre trânsito, impactos ambientais e desenvolvimento sustentável, analisando possíveis soluções quanto a  problemas reais envolvendo o trânsito na região amazônica. 

Panmela Quaresma, gerente de Cultura de Trânsito, unidade vinculada à Coordenadoria de Educação de Trânsito do Detran, explica que o debate na Uepa foi pensado pelos agentes Lucas Lima e José Henrique, com o intuito de que todos possam repensar práticas em relação à preservação do meio ambiente. No caso do trânsito, ela cita como exemplo, atitudes negativas, como o descarte de resíduos sólidos de dentro dos veículos, o descarte inadequado de pneus e a emissão de poluentes dos veículos. “A comunidade acadêmica tem muitas ideias e quase sempre é muito empenhada nesses discussões, então, essa ação é uma contribuição que queremos dar para ações futuras”, explica. 

Na oficina, os participantes foram convidados a refletir sobre como o trânsito dialoga com a sustentabilidade no dia a dia. A atividade começou com uma roda de conversa, a fim de sondar o entendimento dos alunos sobre a temática, e, depois, com uma dinâmica de fotografias, em que cada aluno escolheu uma imagem que remetesse à sua vivência urbana ou rural. A partir dessas escolhas, surgiram debates sobre o que significa viver em uma cidade mais sustentável. 

Em seguida, os estudantes participaram da palestra “Trânsito Seguro e Sustentabilidade” e, em grupos, criaram miniprojetos com propostas práticas para Belém, conectando suas áreas de atuação ao desafio de um trânsito mais seguro e sustentável. Ao final, além das trocas e aprendizados, cada participante levou para casa uma ecobag, como símbolo do compromisso coletivo com a sustentabilidade.

A pró-reitora de graduação da Uepa, Acylena Coelho, destacou que a parceria com o Detran abre precedência para projetos futuros e contribui para engrandecer o conhecimento dos alunos, principalmente em uma área sensível como a educação para o trânsito.

Já a professora do Departamento de Ciências Naturais, Luciana Farias,  disse que a iniciativa é necessária para refletir e gerar ações concretas para tornar o trânsito mais seguro e sustentável. A aluna Vanessa Ramos declarou que esse tipo de ação ajuda na reeducação do trânsito, trazendo mais consciência e resposabilidade para todos. “Foi muito enriquecedor e percebi que pequenas atitudes podem fazer uma enorme diferença no trânsito”, destacou.